Itabuna é o quarto município com mais casos confirmados de covid-19 na Bahia || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Cerca de dois mil municípios brasileiros já decretaram calamidade ou emergência em saúde pública por conta do novo coronavírus (Covid-19). O estudo Da Confederação Nacional de Municípios (CNM) atingiu 2.601 localidades (46,71% do total) até 31 de março. Do total de gestores entrevistados, 1.607 (62,0%) responderam que não registraram nenhum caso (suspeito e/ou confirmado) da Covid-2019 e 986 (38%) responderam positivamente.

Para o enfrentamento da pandemia, a CNM questionou ainda se os gestores elaboraram o Plano Municipal de Contingência do coronavírus. O plano é uma ferramenta imprescindível para identificação do nível de resposta, estrutura, organização de serviços, bem como planejamento e definição das ações coordenadas, integradas e monitoradas proporcionalmente ao risco.

A entidade destaca que as medidas e a elaboração desses instrumentos – decretação de emergência, elaboração do plano de contingência, implantação de gabinete de crise etc. – devem seguir a necessidade local.

Durante a entrevista, representantes de 2.574 municípios foram questionados,sendo que 2.019 (78,4%) deles responderam positivamente e 555 (21,6%) afirmaram não terem elaborado o Plano Municipal de Contingência.

O estudo apresenta também preocupações como a ausência ou insuficiência de rede de atenção à saúde aos pacientes acometidos pela Covid-19. Apenas 10,6% dos Municípios entrevistados informaram possuir uma rede de atenção à saúde estruturada para enfrentar uma possível epidemia pelo coronavírus.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *