Hospital Costa do Cacau ganha ala exclusiva para pacientes covid-19
Tempo de leitura: 2 minutos

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, no sul da Bahia, foi alvo de fake news nos últimos dias. A falsa notícia apontava para mais de 20 profissionais de saúde estavam infectados pelo novo coronavírus e em atividade. A direção do HRCC emitiu nota para esclarecer que “até esta sexta-feira, dia 10 de abril de 2020, não há nenhum colaborador da enfermagem internado na Unidade Terapia Intensiva (UTI) da unidade hospitalar”.

A direção do hospital ainda pediu, em nota, o apoio da população para que se evite propagação de notícias falsas e informa que, ciente dos riscos da covid-19, desde o início da pandemia da doença no Brasil adotou medidas técnicas para o seu enfrentamento. “A unidade hospitalar aplicou procedimentos e protocolos, seguindo estritamente as orientações do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Organização Mundial da Saúde (OMS)”.

O comando do HRCC diz ter estabelecido planejamento para acolher paciente quadro suspeito da doença atendendo um fluxograma elaborado para recepção e cuidados, além da precaução da não transmissibilidade do vírus em ambiente hospitalar. “A pessoa que chega ao hospital, apresentando febre e com sintomas respiratórios, recebe uma máscara cirúrgica e é colocado em isolamento, com o objetivo de evitar ou minimizar os riscos de transmissão do Covid-19”, ressalta a nota.

CUIDADO REDOBRADO

De acordo com o médico Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, funcionários que apresentem sintomas respiratórios similares ao do novo coronavírus, estes são afastados de suas funções. “Tomamos os devidos cuidados para preservar pacientes, visitantes e colaboradores. disponibilizamos EPIs adequados a cada função e temos um cuidado primordial com a higienização e desinfecção dos nossos ambientes e equipamentos”, ressaltou.

O diretor assistencial revelou que hoje na unidade há oito profissionais afastados com diagnóstico positivo para o Covid-19 e esses trabalhadores não atuam exclusivamente no HRCC. “Além dessas pessoas sintomáticas ou enfermos, e que nós afastamos, tomamos o devido cuidado para que todos os colaboradores usem EPIs e orientamos fortemente sobre higienização e distanciamento pessoal, porque pessoas assintomáticas são as que mais podem transmitir a doença”, enfatizou.

DESINFECÇÃO E HIGIENIZAÇÃO

Almir Gonçalves assegurou que o hospital já possuía rotina intensa de higienização, que foi ampliada e fortalecida com a pandemia. “Diariamente e incansavelmente, nós cuidamos da higienização e desinfecção de todos os setores. Como aconteceu, recentemente, alguns casos positivos de Covid-19 na unidade. Decidimos fazer uma ampla ação, priorizando enfermarias por conta pacientes, visitantes e colaboradores, enfim, prezamos cem por cento pela segurança e proteção de todos”, concluiu.

Uma resposta

  1. E verdade sim
    Só em Uruçuca tem 2 enfermeiras funcionárias do HRCC c resultado positivo p covid 19
    O obto q houve em Uruçuca foi uma paciente q estava internada no próprio HRCC e a suspeita é de ter adquirido a doença no hospital pois a msm foi internada por outros motivos de saúde
    Estão ocupando casos, isso é revoltante
    Abre o olho população

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *