Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ilhéus informou ter liberado 440 pessoas da quarentena da covid-19. Essses pacientes estavam em acompanhamento por telefone ou presencialmente. O monitoramento diário dos casos suspeitos de síndrome gripal, aqueles que não se enquadram nos critérios para coleta de material para exame de coronavírus definidos pelo Ministério da Saúde. Município tem 55 casos confirmados da doença, além de dois óbitos.

O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, explicou que o Centro de Triagem Covid está em fase de conclusão. A estrutura será voltada exclusivamente aos casos de coronavírus em Ilhéus, por meio de um fluxo específico de atendimento. A finalidade é evitar o contato de pacientes com síndromes gripais ou problemas relacionados a qualquer síndrome respiratória com pessoas que apresentam outros sintomas.

Na Central, além de visualizar a sintomatologia clínica geral do paciente, a equipe de monitoramento orienta quando o indivíduo deve procurar o serviço de urgência e emergência do município. Se for constatada uma síndrome gripal simples, sem sinais de agravamento que tipificam a Covid-19, essa pessoa continuará sendo acompanhada diariamente, durante o período de 14 dias, conforme recomenda o protocolo ministerial.

A orientação da Sesau para as pessoas que não apresentam os sintomas de febre ou dificuldade para respirar, característicos da doença, é de ficar em casa. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do bairro Conquista é a referência provisória para os casos de coronavírus, até a abertura do Centro de Triagem Covid, no Centro de Convenção de Ilhéus, na Avenida Soares Lopes.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *