Hospital diz que todos os profissionais recebem equipamentos de segurança
Tempo de leitura: 2 minutos

O Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, informou, nesta quarta-feira (22), que segue rigorosamente seu plano de ação visando o aperfeiçoamento de técnicas eficazes de limpeza e desinfecção.   Segundo o HRCC, treinamentos são colocados em prática para capacitar os funcionários na realização de técnicas adequadas para promover prevenção em saúde.

Os gestores do HRCC explicam que,  com o surgimento da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) no Brasil, diretorias e coordenações uniram esforços para elaborar um plano de contingência para todos seus setores. Na Higienização, procedimentos aplicados sistematicamente foram intensificados, ampliados e reforçados.

De acordo com os diretores, novas rotinas foram necessárias no hospital para suprir as demandas que o atual cenário exige. O aprofundamento e atualização de conhecimento sobre suas atividades reforçaram a qualidade técnica e a aplicação de boas práticas dos colaboradores do setor Higienização.

Os gestores asseguram que treinamentos, atividades de conscientização e capacitações foram aplicados para as equipes de todos os setores do hospital.  Foram promovidas oficinas e palestras abordando como higienização das mãos;  utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) – abrangendo paramentação e desparamentação (colocação e retirada de EPIs); limpeza concorrente, imediata e terminal; uso adequado dos produtos de limpeza; entre e outros.

Os diretores do HRCC dizem que, além da disponibilização de máscaras e EPIs adequados para cada colaborador, foram adquiridos novos utensílios como pulverizadores manuais de aplicação com produtos de higienização e desinfecção, como forma de ampliar o alcance das superfícies.

PRODUTOS DE HIGIENE

Segundo eles, houve também o redimensionamento dos dispensadores de álcool em gel 70%, em pontos estratégicos, para abranger as necessidades de higienização das mãos para familiares, pacientes e profissionais.

Além disso, conforme afirmam os gestores, foi reforçada a fiscalização do uso adequado de EPIs, uma vez que esses são viabilizados para todos, no começo de cada plantão, respeitando as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Eles garantem que todo o trabalho orientado no HRCC segue as recomendações do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Organização Mundial de Saúde (OMS).

Fabiana Oliveira, coordenadora de Higienização do HRCC, destaca que o uso racional e responsável dos EPI’s, a intensificação das técnicas de higienização hospitalar, a conscientização da necessidade do uso das boas práticas em saúde são fundamentais nesse momento. “Trabalho em equipe com comunicação efetiva, serão esforços suficientes para colaborar com os demais setores hospitalares no combate a IRAS e em especial ao COVID-19”, destacou.

O diretor assistencial do HRCC, o médico Almir Gonçalves,garante que as diretorias e coordenações da unidade hospitalar estão unidas em concentrar esforços para garantir um ambiente seguro, limpo e de credibilidade, com ações efetivas. “Trabalhamos para valorizar e cuidar dos nossos funcionários, pacientes e visitantes, buscando preservar dignamente, a vida de todos”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *