Profissionais de Vitória da Conquista fazem teste rápido para a Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde  de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, iniciou, nesta segunda-feira (4), a aplicação de testes rápidos para o diagnóstico do coronavírus (Covid-19) nos servidores da saúde. A testagem foi iniciada unidade de Saúde da Família do bairro Vila Serrana. O teste detecta a presença de anticorpos em pessoas que tiveram contato com o vírus há mais de sete dias.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz, a prioridade é testar os servidores da saúde estão na linha de frente do atendimento. “Escolhemos a Unidade da Vila Serrana para receber a primeira testagem e dentro do nosso cronograma, ao longo da semana, as demais 42 unidades serão também atendidas com os exames”, explica.

O município recebeu do Ministério da Saúde 5.600 testes rápido. Outros  7 mil, comprados pela prefeitura, devem chegar nos próximos dias. Após os profissionais da saúde, serão examinados os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), que também executam serviços de atendimento e pacientes que estão em monitoramento e apresentam sintomas gripais há mais de sete dias.

Diferente do teste feito em laboratório, o teste rápido tem a vantagem de apontar o resultado entre 10 a 15 minutos. “A partir de uma amostragem de sangue coletado, pode-se saber  se o paciente já teve ou não contato com a doença. Este teste rápido tem a capacidade de identificar como está a condição da equipe para diminuir o risco de disseminação da doença no ambiente de trabalho”, relata o farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde, Pablo Maciel.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *