Banco de Leite do Manoel Novaes mantém serviços de captação
Tempo de leitura: 1 minuto

O Banco de Leite do Hospital Manoel Novaes reforçou as medidas de segurança nesse período de pandemia de novo coronavírus e mantém os serviços de captação tanto na própria unidade quanto em domicílio. No segundo caso, a coleta é feita em parceria com o Corpo de Bombeiros de Itabuna e ocorre nas segundas-feiras. Já diretamente na unidade, que funciona no anexo do Novaes, o serviço é oferecido de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.

A coordenadora do Banco do de Leite, Bianca Baleeiro, explica que as interessadas podem fazer o cadastramento e doação de leite humano sem sair de casa. Para isso, as doadoras só precisam fazer contato pelo telefone (73) 3214-4346 para as instruções sobre o processo, que é rápido e seguro. A unidade, que é referência no sul da Bahia, atende 120 municípios.

O leite doado é destinado a crianças prematuras, com baixo peso, que não podem ser alimentadas diretamente nos seios das mães. Cerca de 70% do leite humano captado é consumido por filhos de mulheres que moram em locais distantes de Itabuna e que precisam muito desse ato de solidariedade. Por isso, a regularidade dessa doação é muito importante.

ALIMENTO COMPLETO

A enfermeira Bianca Baleeiro destaca que o leite humano é um alimento completo, capaz de oferecer todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento do recém-nascido. “Com o leite materno, o bebê fica protegido de infecções e diarreias, além de obter um bom desenvolvimento, diminuindo o tempo de internação”, conta a profissional.

De acordo com o Ministério da Saúde, a amamentação é um dos grandes aliados na redução da mortalidade infantil e uma forma da criança receber cálcio, fósforo e ferro, além de outros nutrientes importantes para que tenha um crescimento saudável. Hoje, 19 de maio, é o Dia Mundial da Doação de Leite Materno.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *