Fabiane
Tempo de leitura: 2 minutos

A diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, Fabiane Ferreira Chávez, explica que os pacientes com sintomas da Covid-19 devem seguir em isolamento, pelo menos, até o resultado do exame do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral novo coronavírus. A profissional diz que o isolamento deve ser adotado inclusive pelos pacientes que receberam alta médica.

Fabiane Chavez ressalta que, devido à grande demanda causada pela pandemia, o resultado do exame PCR tem demorado um pouco mais para ser concluído pelo Laboratório Central da Saúde Pública da Bahia (Lacen). Por isso, as pessoas devem ter um pouco mais de paciência e seguir as recomendações médicas. “O resultado do nosso primeiro caso suspeito, por exemplo, saiu em 24 horas, o que não é mais possível. Hoje, o resultado tem levado até 10 dias para sair”.

A médica reforça que a família da criança com sintomas da doença, quando recebe alta da unidade, é orientada a ficar em isolamento domiciliar, seguindo todas as recomendações como se tivesse testado positivo. “Tem que usar máscara, separar os utensílios, fazer a limpeza do banheiro toda a vez que a criança usá-lo, por exemplo”, detalha Fabiane Chávez.

PROTOCOLO PEDIÁTRICO

Segundo a diretora técnica, as portarias do Ministério da Saúde e os protocolos estabelecem que todos os pacientes com os sintomas do novo coronavírus, que precisam de internamento, não fiquem em enfermaria normal, mas em unidade Covid. O paciente só deixa a unidade depois de constatado, por meio de exames, que não foi infectado pelo vírus. “Porque é muito arriscado colocar um caso suspeito em uma unidade normal, e depois o paciente testar positivo e infectar outras crianças”, explica.

De acordo com a médica, todos os pacientes com os sintomas respiratórios são internados na Unidade Covid, que possui 10 leitos de enfermaria e outros três leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na terça-feira (19) cinco pacientes de Itabuna, Ilhéus e Ipiaú estavam internados na Unidade Covid.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *