Hospital Manoel Novaes é referência em atendimento pediátrico
Tempo de leitura: 2 minutos

Números divulgados nesta sexta (22) pelo Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, revelam aumento dos casos de dengue entre crianças, o que revela a necessidade de não descuidar em relação ao transmissor da doença, o mosquito Aedes aegypti. O hospital pediátrico aponta uma corrida pelo atendimento médico e crescimento da doença em abril.

De acordo com dados do Manoel Novaes, ocorreram 18 atendimentos de pacientes com dengue em abril, 5 deles do quadro mais grave da doença, a hemorrágica. Segundo a diretora técnica, Fabiana Ferreira Chávez, foram apenas dois pacientes com sintomas da doença. “A maior parte dos pacientes precisou ser internada”, revela a médica em relação aos casos de 2020.

Fabiana Chávez acredita que as pessoas estejam se descuidando de todas as outras doenças, principalmente as que são mais comuns no público pediátrico, devido à tensão gerada pelo novo coronavírus. Ela avalia que, como mais pessoas estão ficando em casa, aumentou a produção e acúmulo de lixo. Isso facilita o surgimento de criadouros de larvas do Aedes aegypti. “Parece que as pessoas não estão cuidando bem dos locais que servem para a reprodução do mosquito”, observa.

SINTOMAS DIFERENTES

Ela esclarece que a febre em casos do novo coronavírus não é tão insidiosa, persistente e, em boa parte das ocorrências, o paciente não apresenta febre alta. Já com a dengue, nas primeiras 48 horas, a febre é muito alta e, em certos casos, não passa mesmo com o uso de medicamentos. “A mialgia (dores musculares), é mais intensa. Na dengue, o paciente não apresenta anosmia (perda de capacidade olfativa) nem dores de garganta, por exemplo”, destaca a profissional.

A médica alerta também que a pessoa, em caso suspeito do novo coronavírus, só deve ser levada para a emergência se estiver passando mal, com dificuldade de respirar. Caso contrário, deve procurar o atendimento na rede básica de saúde e informar os sintomas para Vigilância Epidemiológica de seu município. Em Itabuna, esse atendimento é feito na UPA 24h do Monte Cristo, definida como Centro de Triagem local.

Fabiana acrescenta que nesse período de pandemia do novo coronavírus, ainda que não estejam saindo de casa, os pais devem evitar beijos e abraços nos bebês. Para a população em geral, a recomendação são aquelas já amplamente divulgadas, como só sair à rua em caso de necessidade, mas sem se esquecer do uso de máscara e lavar as mãos com sabão sempre que possível ou fazer uso de álcool em gel.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *