skip to Main Content
16 de janeiro de 2021 | 08:23 am

SESAB REGISTRA 838 CASOS DE COVID-19 EM ITABUNA; PREFEITURA CONFIRMA 737

SESAB REGISTRA 838 CASOS DE COVID-19 EM ITABUNA; PREFEITURA CONFIRMA 737
Tempo de leitura: 2 minutos

Quase duas semanas após as mudanças no sistema de dados epidemiológicos do novo coronavírus na Bahia ainda permanece o descompasso dos números da covid-19 entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e a Secretaria de Saúde de Itabuna. A Sesab diz que são 838 casos confirmados em Itabuna até esta segunda (25), enquanto a Secretaria Municipal aponta bem menos: 737. A diferença chega a 101 casos.

Há divergência, também, no número de óbitos pela doença no município. A Prefeitura aponta 29, dois a mais que ontem. Já a Sesab, contabiliza apenas 21. A Secretaria Estadual ainda aponta em boletim 7 casos positivos a serem examinados pelo município.

Oficialmente, a Prefeitura de Itabuna ainda não questionou a discrepância de dados que vem ocorrendo há mais de duas semanas. Antes da mudança na base de dados da Sesab, os dados do boletim municipal sempre apresentavam mais casos que o da Sesab, o que era justificado pelo tempo de inclusão das informações diárias. O boletim municipal é divulgado, em média, 2 horas depois do publicado pela Sesab.

FALTA CLAREZA À SESAB

A Sesab tem se notabilizado pela falta de clareza nas informações ao tentar explicar esta diferença. Atribui a diferença à complexidade da pandemia, o que dificulta aos veículos a publicação de informações que correspondam ao quadro apurado pelas equipes de saúde na ponta, nos municípios. Esta diferença ocorre, também, em Ilhéus, dois dos municípios onde mais ocorrem óbitos e têm casos confirmados da doença.

Ainda nesta segunda (25), a Prefeitura de Itabuna informou em boletim que até agora foram notificados 3.079 casos de covid-19, dos quais 2.029 foram descartados. Há 275 pacientes aguardando resultado do exame e o total de curados subiu de 193 (ontem) para 206 nesta segunda. Hoje, caiu para 9 o total de leitos de UTI ocupados. O município dispõe de 15, que servem também a pacientes de todo o estado – o que depende da demanda.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top