Entrevistadores aplicam questionário e teste rápido para covid-19 || Foto Marcos Sandes
Tempo de leitura: < 1 minuto

A partir desta quinta (4), Itabuna recebe a segunda etapa da pesquisa EPICOVID19-BR, que aponta a proporção de casos de coronavírus no Brasil. Moradores de diversos bairros da cidade poderão receber a visita de entrevistadores do Ibope, que atuarão em parceria com a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

As visitas devem ocorrer até sábado (6). Caso o número de entrevistas mínimo não seja atingido neste período, a coleta poderá ser estendida, segundo informou o município. Itabuna foi uma das 133 cidades escolhidas pelo estudo financiado pelo Ministério da Saúde e desenvolvida pela Universidade de Pelotas (UFPel). No total, 250 pessoas serão abordadas aleatoriamente. A terceira e última fase ocorrerá 14 dias após o término da ação desta semana.

“É muito importante que os moradores recebam os pesquisadores e aceitem participar do estudo. Além de ficar sabendo o resultado do exame, cada participante contribui com dados que serão fundamentais para a definição de estratégias de enfrentamento da pandemia com base em evidências científicas”, diz a epidemiologista Mariângela Freitas da Silveira, que integra a coordenação do estudo.

A pesquisa EPICOVID19-BR, coordenada pela UFpel com financiamento do Ministério da Saúde, é o maior estudo populacional do mundo a estimar a prevalência de coronavírus e avaliar a velocidade de disseminação do contágio pela doença. A primeira etapa, realizada entre os dias 19 e 21 de maio, forneceu as primeiras evidências sobre o percentual de pessoas com anticorpos na população de 90 cidades brasileiras. Para cada diagnóstico confirmado, o estudo estimou que existem ao redor de sete casos reais não notificados. Os números somam 760 mil pessoas que têm ou já tiveram o coronavírus, contra o total de 104.782 casos notificados nessas cidades.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *