Uesc sobe 55 posições em ranking das melhores universidades latino-americanas
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) já está apta a fazer a análise de até 200 amostras de testes de diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19), após credenciado pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen-BA). O Laboratório de Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular (Lafem) dará mais agilidade nos resultados dos exames de municípios do sul e extremo-sul do Estado e permitirá rapidez nos procedimentos médicos aos pacientes contaminados pela covid-19, afirma o reitor da Uesc, Alessandro Fernandes Santana.

O laboratório fez adequações de sua estrutura para ser habilitado a diagnosticar a covid-19, como antecipou o PIMENTA, com classificação de Nível de Biossegurança 2 (NB-2). Neste processo, houve novo dimensionamento dos espaços para adequação do fluxo de trabalho, confeccionar manuais de procedimentos operacionais padrão e programa de gerenciamento de resíduos sólidos de saúde.

EQUIPAMENTO AUMENTA CAPACIDADE

Os investimentos foram bancados pela própria Uesc e o Instituto Arapyaú. Para ter capacidade diária de análise de 200 amostras dia falta apenas o Extrator de RNA, adquirido pela Uesc e que deve chegar ainda nesta semana, segundo o reitor Alessandro Fernandes.

A equipe inicial é formada por professores/pesquisadores da Uesc com experiência em biologia molecular, Ana Paula Melo Mariano, Bianca Mendes Maciel, George Rego Albuquerque, Sandra Rocha Gadelha e Wilson Barros Luiz e a analista universitária Mylene de Melo Silva. A capacidade do Lafem/Uesc será de 40 amostras/dia enquanto o extrator de RNA não estiver em funcionamento. Quando em pleno funcionamento, poderá chegar a 200 amostras/dia.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *