João Carlos Teixeira Gomes, "Joca", faleceu aos 84 anos || Foto Olívia Soares
Tempo de leitura: < 1 minuto

Depois de uma semana internado no Hospital da Bahia, o jornalista e escritor João Carlos Teixeira Gomes, 84 anos, não resistiu e morreu na noite de quinta-feira (18). O corpo de Joca, como era conhecido, será cremado no Cemitério Bosque da Paz, por volta do meio-dia de hoje.

Segundo amigos, ele teve um AVC no cerebelo há cerca de 3 anos e, desde então, sua saúde nunca mais foi a mesma. Nos últimos dias, ele estava muito fraquinho e precisou ser internado. No hospital, foi detectada uma pneumonia e ele acabou tendo falência múltipla dos órgãos.

Joca, que foi um dos maiores amigos de Glauber Rocha e João Ubaldo Ribeiro, era membro da Academia de Letras da Bahia, onde ocupava a cadeira de número 15. Amiga do escritor há mais de 30 anos, a jornalista Olívia Soares conta que ele adorava o apelido, Joca, Pena de Aço, dado por um amigo, Dario Bittencourt. Tanto que lhe fez dois pedidos muito antes de morrer: “coloque a bandeira do Bahia sobre meu caixão e um cartaz com essa frase”. “E será feito. Joca era apaixonado pelo Esporte Clube Bahia”, completa Olívia.

O jornalista também fundou o Jornal da Bahia, trabalhou em jornais como A Tarde e foi secretário de Comunicação da Bahia, na década de 80, no governo de Waldir Pires. Redação com Correio24h. “Joca” escreveu alguns livros, dentre os quais o polêmico Memórias das Trevas – Uma devassa na vida de Antônio Carlos Magalhães.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *