skip to Main Content
22 de janeiro de 2021 | 06:39 am

ITABUNA: SESTTRAN FAZ CAMPANHA CONTRA USO DE CEROL EM PIPAS

ITABUNA: SESTTRAN FAZ CAMPANHA CONTRA USO DE CEROL EM PIPAS
Tempo de leitura: 2 minutos

Após constatar acidentes nos últimos meses em Itabuna, a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran) começou uma campanha contra a utilização do cerol em pipas.  O trabalho educativo já começou e, segundo o titular da Sesttran, Alecsandro Leal, o objetivo é chamar a atenção dos empinadores de pipas para os riscos do uso do cerol ou outros produtos cortantes. O cerol é feito com a mistura de cola e vidro, geralmente.

A Campanha Pipa Legal, Cerol Zero envolve quem adora a prática e aponta os riscos do cerol em pipas para motociclistas, ciclistas e pedestres. Coordenadora da campanha, a professora Elessandra Bispo observa que houve aumento de acidentes provocados por pipas com cerol durante a pandemia de coronavírus, período em que estão suspensas as aulas escolares. Com o tempo livre, crianças e adolescentes abandonam o isolamento para soltar pipas.

A Sesttran não possui estatísticas do número de acidentes, mas há registros de pessoas que precisaram de atendimento médico após sofrer cortes ao serem atingidas por linhas de pipas com cerol. Num dos acidentes, a antena da moto impediu que a linha atingisse o pescoço do motociclista, que sofreu queda e um corte no nariz provocado pelo cerol.

“Relatos de acidentes com linhas cortantes na cidade chegaram ao conhecimento do órgão, motivando-nos a começar um trabalho de orientação junto aos praticantes da brincadeira, que deve ser acompanhada de segurança e responsabilidade”, comentou o secretário Alecsandro Leal.

A campanha busca prevenir e alertar não apenas para os riscos de acidente de trânsito, mas os cuidados necessários para quem gosta de empinar ou soltar pipa (papagaio). O risco também é grande ao brincar próximo de rede elétrica, o que pode provocar curto-circuitos e morte para quem tenta desprender as linhas. O trabalho educacional já está nas redes sociais e conta com a divulgação de carros de som nas localidades, parceria com a Campanha Lúdica Fora Coronavírus e seus personagens.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top