skip to Main Content
19 de abril de 2021 | 02:01 am

SECRETÁRIO DIZ QUE ITABUNA JÁ APLICOU MAIS DE 18 MIL TESTES RÁPIDOS PARA COVID-19

SECRETÁRIO DIZ QUE ITABUNA JÁ APLICOU MAIS DE 18 MIL TESTES RÁPIDOS PARA COVID-19
Tempo de leitura: 2 minutos

O secretário de Saúde de Itabuna, Juvenal Maynart, disse que o município já aplicou mais de 18 mil testes rápidos para a detecção de covid-19. O município, segundo ele, ampliará as ações de diagnóstico da doença em mais categorias profissionais e em localidades onde são registradas grande incidência do vírus.

Os testes rápidos têm ajudado nas ações para identificar os casos positivos assintomáticos ou ainda no estágio inicial da doença. “É nesse momento que se traça um quadro real sobre a pandemia na cidade, com o trabalho de prevenção, e servindo de base para a reabertura da economia da cidade, cujos estudos estão sendo feitas através de uma parceria com Universidade Federal do Sul da Bahia e a Universidade Estadual de Santa Cruz”, disse.

Juvenal diz que número de testes ajuda a traçar quadro real da doença

A ampliação do teste rápido para detectar a Covid 19 é uma das principais ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde de Itabuna no enfrentamento à doença, já que a maioria das pessoas, não apresentam os sintomas da Covid. Os testes rápidos são uma alternativa, porque há grande dificuldade de aplicação dos testes considerados padrão ouro, o RT-PCR, que são mais precisos no diagnóstico.

Com a aplicação dos mais de 18 mil testes rápidos, afirma, foi possível identificar, isolar e fazer o acompanhamento dos pacientes positivados, evitando o contágio de outras pessoas. Além da realização de testes em casos suspeitos através de drive thru no estacionamento do Teatro Municipal Candinha Dória e de moradores do bairro de Fátima, local de maior incidência da doença, a Secretaria de Saúde vem efetuando a testagem de categorias profissionais como trabalhadores em supermercados, funcionários dos correios, bancários e servidores públicos municipais.

Segundo Juvenal, os espaços que registram casos positivos são interditados temporariamente e passam por um processo de desinfecção. A Prefeitura também fiscaliza o cumprimento das regras de higienização, distanciamento e uso de máscaras protetoras.

INFECTADOS

Ontem (5), Itabuna atingiu 2.991 casos confirmados do novo coronavírus, com 78 óbitos. Há 1.216 curados da doença, de acordo com a Secretaria de Saúde, e 1.697 casos ativos (pacientes em recuperação). O município é o terceiro em número de casos na Bahia e o segundo em mortes provocadas pela Covid-19.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top