Uesc sobe 55 posições em ranking das melhores universidades latino-americanas
Tempo de leitura: 2 minutos

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) subiu 55 posições no Latin American University Ranking, ranking organizado pela organização internacional Times Higher Education (THE), que indica as melhores instituições de ensino superior da América Latina. A Uesc agora ocupa o 88º lugar em 2020 das 166 universidades participantes de 12 países latino-americanos. Quando é verificado apenas as universidades brasileiras, a Universidade ocupou 40º lugar, crescendo 9 posições.

Dentre as universidades do Centro-Oeste, Norte e Nordeste brasileiros, a Uesc se destaca no 10º lugar, sendo a única estadual. Por fim, no conjunto das universidades baianas, a Uesc está no 2º lugar, subindo uma posição em relação à classificação de 2019.

CLIQUE E CONFIRA O RANKING 2020

Este ranking leva em consideração cinco aspectos: internacionalização em pessoal, estudantes e pesquisa; renda proveniente da indústria através de transferência de conhecimento; números de citações que os professores têm em trabalhos de outros autores; reputação e renda da pesquisa, bem como o volume de artigos dos professores; e, o ambiente de aprendizagem.

Para a assessora de Relações Internacionais da Uesc, Ticiana Grecco Zanon Moura, a posição da universidade no ranking “se deve a um trabalho dos servidores técnicos, alunos e professores ao longo dos anos e desdobramentos que estas ações possuem. O lugar de destaque da Uesc ajuda a demonstrar o papel que ela possui na região, mas também no estado e no Brasil”.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre as três universidades da Bahia que foram incluídas no Latin America University Rankings. “Ter as nossas universidades, as estaduais Uesc e Uneb e a UFBA, neste ranking, é motivo de muito orgulho para todos nós baianos. A UFBA tem a sua história e as nossas Uneb e Uesc, além da excelência no ensino, na pesquisa e na extensão, têm alcançado expressivos resultados na qualificação de quadro de mestres e doutores, no crescimento da pesquisa e nos programas de pós-graduação. Mesmo neste momento de pandemia, as nossas universidades estaduais continuam desenvolvendo um trabalho, principalmente, na pesquisa, o que mostra o compromisso e o papel na produção do conhecimento”.

O reitor Alessandro Fernandes de Santana comemorou o avanço da Uesc no Latin America University Rankings do THE como mais um estímulo para o aprimoramento aos programas de internacionalização da Universidade. Para o reitor, “esse reconhecimento certamente influenciará positivamente a escolha da instituição por estudantes de pós-graduação de diferentes países da América Latina que vêm fazer seus cursos de mestrado e doutorado na Uesc”.

O reitor ainda complementa que, além do esforço na construção da excelência nos aspectos relacionados ao ranking, “a universidade prioriza seu papel no desenvolvimento sustentável, implementando várias atividades de pesquisa relacionadas à área”. É sempre bom lembrar que a Uesc tem seu campus cercado pela Mata Atlântica e foi construída nos terrenos de uma grande fazenda de cacau.

2 respostas

  1. “É sempre bom lembrar que a Uesc tem seu campus cercado pela Mata Atlântica e foi construída nos terrenos de uma grande fazenda de cacau.”. Sim, sempre bom lembrar! Parabéns a todas e todos nós que fazemos da UESC a excelência que é.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *