Fábio Vilas-Boas, secretário estadual de Saúde
Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, esclareceu hoje (21), em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole, a alta nos óbitos apontados diariamente no boletim de coronavírus do estado. De acordo com ele, o número não representa um aumento recente nas mortes por Covid-19 .

“Nós, há cerca de três semanas, descobrimos que havia uma grande subnotificação de óbitos nos municípios de pequeno porte e também em hospitais privados. Desde lá nós estamos fazendo um enorme esforço, inclusive com empréstimos de funcionários do SAC que estavam em home office, para resolver esse problema”, explicou o secretário.

Ainda de acordo com Fábio, a Sesab entrou em contato com 417 secretarias municipais de Saúde baianas, incluindo Salvador, para que entrassem no sistema de notificação do Ministério da Saúde e concluíssem as investigações dos óbitos. “Uma morte por Covid-19, que é de interesse epidemiológico, é diferente de outros falecimentos, porque precisa de toda a checagem. Então ao longo dessas últimas três semanas a gente tem feito esse mutirão e isso deu resultado. Tanto que quando a gente vai olhar a data dos óbitos nos boletins, dá pra ver que não foram 74 somente ontem, porque 85% tem mais de uma semana e 50% tem mais de 15 dias. Esse rastro vai até quase dois meses atrás”, afirmou ele.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *