skip to Main Content
10 de maio de 2021 | 01:48 am

PROFISSIONAIS DE SAÚDE TÊM TREINAMENTO PARA CONTENÇÃO DE PACIENTE EM SURTO PSICÓTICO

PROFISSIONAIS DE SAÚDE TÊM TREINAMENTO PARA CONTENÇÃO DE PACIENTE EM SURTO PSICÓTICO
Tempo de leitura: < 1 minuto

Profissionais do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, participaram de um treinamento teórico-prático com a abordagem “Agitação Psicomotora na Emergência: Contenção física e química”. A capacitação, na segunda (5), contou com a presença de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, entre outros; e equipe de apoio, porteiros, maqueiros e demais agentes desse setor.

O palestrante Rodrigo Araújo Pereira, médico psiquiatra do HRCC, fez uma abordagem sobre o paciente em surto psicótico e como realizar o cuidado e a contenção química e mecânica desse indivíduo. Uma dinâmica ampla de atualização sobre manejo do cuidado em saúde mental envolveu a atividade, inclusive com treinamento prático com participantes da capacitação.

Carlos Vitório de Oliveira, enfermeiro coordenador do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) do HRCC, destacou a importância do encontro realizado para o treinamento desses profissionais. “Nosso diretor técnico, o médico José Américo, teve a percepção em articular esse momento tão relevante para nossas equipes. Através dessa capacitação devemos efetivar, cada vez mais, competências e habilidades técnicas e psicológicas dos profissionais no trato desses pacientes com sofrimento na saúde mental”, disse.

O coordenador do NEPS ainda ressaltou a aplicação prática do treinamento. “O paciente em crise pode ter reações inesperadas durante a assistência em um hospital geral, logo esse tipo de preparação deve acontecer continuamente para a equipe saber lidar com esse tipo de situação crítica e desenvolver, cada vez melhor, o acolhimento ao paciente de saúde mental e a sua família, amenizando sofrimento de ambos”, afirmou Carlos Vitório de Oliveira.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top