skip to Main Content
8 de maio de 2021 | 05:21 am

ESPECIALISTAS INDICAM AÇÕES EMERGENCIAIS EM SAÚDE DURANTE PAPO COM GERALDO E JAIRO

ESPECIALISTAS INDICAM AÇÕES EMERGENCIAIS EM SAÚDE DURANTE PAPO COM GERALDO E JAIRO
Tempo de leitura: 2 minutos

Neste final de semana, o candidato a prefeito de Itabuna pelo PT, Geraldo Simões, e o seu vice, Jairo Araújo, reuniram grupo de doutores e especialistas para traçar um diagnóstico de ações emergenciais e propostas de médio e longo prazos para a saúde de Itabuna. Das discussões, participaram a professora doutora Vitória Solange Coelho Ferreira e o professor doutor Antônio José Costa Cardoso, além do médico sanitarista Humberto Barreto.

Foram discutidas propostas emergenciais, como unidades de saúde funcionando até as 22 horas, a recuperação das unidades básicas de saúde e reorganização da rede hospitalar. Geraldo definiu que em 1º de janeiro, caso eleito, logo após a posse tomará diversas medidas, em parceria com governo do estado. “Penso em, já em 1º de janeiro, baixar diversos atos decretando emergência nessa área, para que possamos, junto com o governo estadual, iniciar a recuperação da nossa saúde. Chega de descaso”.

Para Jairo, o município deve fortalecer a ideia de pertencimento. “O SUS é um programa universal, todos fazem uso dele, de alguma forma. O problema é que o governo tenta, a todo custo, enfraquecê-lo. Temos que buscar meios para que o posto de saúde e a escola dos bairros sejam o maior amor de todos os moradores daquela localidade, que defendem de qualquer desmando”.

Para o médio e longo prazo, foi proposto o trabalho em parceria com o setor privado e filantrópico para garantir o atendimento digno a todos, porém na perspectiva da autonomia em média e alta complexidade. Entre as propostas de Antônio José Costa Cardoso, está “a criação de uma rede de atendimento psicossocial, com a implantação de um Ambulatório de Crises”.

A doutora Vitória Solange Coelho Ferreira disse que se deve também fortalecer e potencializar as ações com outros municípios, em regime de consórcio. “Com isso, vamos garantir uma produtividade com maior qualidade. Outro ponto é a implantação de uma unidade do Laboratório Central [Lacen] em Itabuna”, defendeu.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top