Augusto durante visita a moradores da Mangabinha || Foto Lucas Matos
Tempo de leitura: 2 minutos

O candidato a prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), ouviu pedidos para que, se eleito, regulamente a atividade de Enfermagem no município, com a criação de Plano de Cargos e Salários para a categoria, o que inclui não só enfermeiros com nível universitário, mas técnicos e auxiliares de enfermagem. Ele se reuniu na Terceira Via Hall, na noite de quinta-feira (29), com um grupo de representantes da Enfermagem.

Augusto Castro agradeceu aos profissionais de Enfermagem que o acompanharam durante os mais de 40 dias internado devido à covid-19 no início da pandemia. Ainda no encontro, ele lembrou da luta para conseguir emendas parlamentares para a Saúde do município. “Itabuna conhece minha dedicação para que os hospitais contassem com tecnologia de ponta”, afirmou. “A UPA 24 Horas, do Monte Cristo, será fortalecida”, frisou.

O candidato a prefeito pela Coligação Mudar Para Fazer disse que pretende ampliar o número de equipes da Estratégia da Saúde da Família. “Por meio de concurso público, oportunidades serão criadas ao pessoal de Enfermagem e à classe médica. Com isso, as pessoas serão beneficiadas com o atendimento de suas demandas na saúde”, afirmou. Ele citou ainda a implantação do atendimento noturno em unidades por área da cidade e a requalificação das unidas básicas e de saúde da família.

REDE BÁSICA INFORMATIZADA

Augusto também falou que pretende interligar a rede de unidades da atenção básica utilizando a tecnologia da informação e comunicação, facilitando marcações de consultas e exames, facultando ao paciente receber a informação do atendimento via aplicativo de celular, como por exemplo, data, local e horário de sua consulta ou exame consta de seu projeto de governo.

Outra proposta de Augusto Castro é regulamentar a Lei da Transparência da Fila, instituindo a fila única e transparente do Sistema de Regulação para consultas, exames e cirurgias. Com isso, o cidadão poderá acompanhar o histórico de seus agendamentos através do site da Secretaria Municipal de Saúde ou do aplicativo de celular.

O professor universitário Mitchel Cattai enumerou, dentre as dificuldades da Enfermagem na rede municipal, a falta de reconhecimento. “O melhor reconhecimento é o financeiro, pois a gente não está feliz. Por isso, o pedido de piso salarial, progressão na carreira, para que se possa cuidar da família com segurança. As vezes se é obrigado a ter muitos empregos e há casos de carga horária de 120 horas semanais”, comentou.

Antes, à tarde, os candidatos da frente PSD – Cidadania – PSB e Rede Sustentabilidade receberam o carinho e a alegria dos moradores da Mangabinha que saíram à porta de casa ou de janelas e sacadas exibiam bandeiras, adesivos e sinais de positivo para os candidatos Augusto Castro e Guinho.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *