Hospital Costa do Cacau estava com 100% dos leitos de UTI Covid-19 com pacientes
Tempo de leitura: 2 minutos

Há quatro anos, Tauan de Andrade Santos sofreu lesão no joelho e passou por duas ressonâncias magnéticas. Os exames diagnosticaram lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e cisto no balde do menisco. Em consequência disso, o paciente sofreu alguns acidentes de trabalho e em sua casa, por falta de estabilidade em sua perna direita.

Tauan revelou que enfrentou várias filas para consulta e sempre recebia a mesma resposta, que seria necessário um tratamento cirúrgico. “Porém, minha cidade de Itabuna não oferecia pelo SUS. Entrei para a fila da lista única do Estado, para ser encaminhado a Salvador. Sequer consegui uma consulta. Minha vida tinha dado um pause”, disse o paciente.

Por meio do Projeto “Artroscopia Para Todos”, criado pelo médico ortopedista Umberto Castro Alves, que chegou ao Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, em outubro, Tauan conseguiu a sua tão esperada cirurgia. “Consegui uma consulta, fui ao ambulatório e, ao ver tantos pacientes operados pelo Dr. Umberto, fiquei muito confiante. Fui encaminhado a consulta e atendido pelo Dr. Adalberto, ele deixou minha situação super clara e marcou a minha data da cirurgia. Fiz a minha cirurgia super tranquilo, tive a minha alta e agora estou fazendo a fisioterapia”, comentou Tauan.

O paciente está bem confiante em sua plena recuperação e ressalta a importância do projeto, agradecendo a toda equipe do HRCC, pelos cuidados recebidos na unidade hospitalar. “Agradeço por essa iniciativa que atendeu vários pacientes, com história semelhante à minha, conheci no muitos que passaram pela mesma situação. Graças a Deus e ao projeto consegui, agora e só me recuperar e voltar, muito obrigado mesmo”, agradeceu Tauan.

José Antônio Sousa, presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH) que faz a gestão do HRCC, sinaliza que os avanços na unidade se dá devido aos investimentos do Governo do Estado da Bahia e o empenho da equipe. “É notório os investimentos do governador Rui Costa para que a saúde tenha avanços e no Hospital Costa do Cacau eles são bem significativos, assim como, o empenho de toda a equipe que trabalha focada na assistência de qualidade aos usuários do SUS”, disse.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *