Adelson Bispo apela que os voluntários voltem a doar sangue
Tempo de leitura: 2 minutos

O 25 de novembro é dedicado à celebração do Dia Nacional do Doador de sangue. Assim como ocorre em todo o Brasil desde o início da pandemia do novo coronavírus, os hospitais do sul da Bahia vêm sofrendo com a falta de doadores. Para mudar este quadro, uma campanha de captação foi lançada em Itabuna.

As ações com objetivo de sensibilizar a população estão sendo coordenadas pelo Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. A doação pode ser agendada pelo telefone (73) 3214-9126. São atendidas seis pessoas por hora na unidade instalada no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho, na rua Antônio Muniz, no bairro Pontalzinho. O Banco de Sangue funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 7h ao meio-dia aos sábados.

Para tornar-se um doador, a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar, no mínimo 50 quilos e estar bem de saúde. Menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável. Nesta quarta-feira (25), como forma de agradecimento, o Banco de Sangue de Itabuna distribuirá brindes aos doadores que comparecerem à unidade.

Nos últimos dias, o banco vem enfrentando mais um período crítico, com baixo estoque de sangue. Na semana passada, por exemplo, a queda de doação foi em torno de 70%, segundo o coordenador de captação do Banco de Sangue da SCMI, Adelson Bispo.

O receio é que essa redução se mantenha nos próximos meses. A quantidade de voluntários, observa Adelson, caiu drasticamente em março, mas registrou uma melhora significativa a partir do julho, passando de 450 para 800 bolsas mensais. Mesmo com essa melhora, o Banco de Sangue não alcançou o estoque de 1.200 bolsas, volume necessário para o abastecimento dos hospitais de Itabuna e de outros municípios da região.

Segundo Adelson, tradicionalmente, o número de doadores cai a partir de dezembro. “Essa redução ocorre por causa das férias escolares e das faculdades e porque muitos doadores viajam nesse período. Neste ano, o estoque já estava baixo por causa das medidas adotadas para evitar a disseminação do novo coronanvírus. Pedimos às pessoas que não deixem de comparecer ao Banco de Sangue de Itabuna e que continuem fazendo esse ato de amor ao próximo”, apela.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *