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O Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, está em atividades desde junho de 2019. Segundo a direção do HRCC, durante esse período, as ações do setor na unidade têm se ampliado e tornado um importante parceiro da assistência hospitalar, em busca do atendimento humanizado para garantir a satisfação  de pacientes, familiares e acompanhantes.

Neste ano, com a chegada da pandemia da Covid-19, o SAC passou por transformações para adaptação às exigências impostas pela emergência sanitária mundial. De acordo com Bianca Nascimento, enfermeira coordenadora do setor, foi proposto o lançamento de um novo olhar sobre os serviços de saúde e a mediação entre os clientes externos e internos, fortalecendo a comunicação efetiva e resolutiva a fim de atender ao cliente da melhor forma.

A coordenadora do SAC destaca a importante ferramenta de avaliação e aplicação das pesquisas de satisfação diárias. “Nos últimos meses aplicamos milhares de pesquisas e obtivemos um índice de satisfação acima de 90%. Continuaremos trabalhando diuturnamente para atender aos nossos clientes, bem como contribuir para nossa unidade em seu processo de Acreditação Hospitalar”, pontuou.

A enfermeira disse que as demandas são abertas na unidade, presencialmente. “Quando o cliente abre uma demanda específica, nós anexamos um formulário de investigação e entregamos a coordenação do setor responsável pelo serviço, para que adote as providências.  Outra situação ocorre quando o cliente verbaliza sobre alguma questão e nossa equipe media o contato com os setores internos para encontrar uma resolução imediata que satisfaça o cliente”, comentou.

“Nós conseguimos levar as demandas importantes aos setores responsáveis pela assistência hospitalar de outros serviços, isso possibilita, por exemplo, a resolução de problemas, como a manutenção de aparelhos de climatização e televisão nos quartos, o que proporciona um melhor bem-estar ao paciente. Outra interação importante é com o setor de Psicologia, onde sinalizamos questões relacionadas aos pedidos da família em relação ao boletim médico” destacou Bianca Nascimento.

EQUIPE DO SAC DO HRCC

Formada por seis profissionais, a equipe é composta por uma enfermeira coordenadora, que atende de segunda a sexta, das 7h às 16h; quatro plantonistas, dois por dia, atendendo das 7h às 19h, todos os dias da semana; e um auxiliar administrativo, com expediente de 7h às 17h. O contato com o setor também pode ser feito por telefone, através da recepção social (73) 3235-5301, com pedido de transferência para o SAC e pelo e-mail: sac@hrcc.ibdah.org.br.

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