Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou a Escola Municipal Professora Tereza Cristina Ribeiro Estrela, no Loteamento Paraíso, bairro Parque Boa Vista,  na quinta-feira passada, dia 17. A unidade escolar surge a partir da mudança administrativa da escola se inserindo na Rede Municipal de Ensino, agora com 91 unidades.

Antes, a unidade pertencia à Rede Estadual de Ensino, tendo sido denominada “Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães”. Termo de cessão concedeu ao município o prédio escolar e mobiliário. Pelo acordo, seis professores vinculados à rede estadual também estão à disposição do município, desde janeiro de 2020.

“A nova denominação representa muito mais que uma simples mudança no nome da escola”, disse a secretária municipal da Educação, professora Nilmecy Gonçalves. “Representa tornar eterna a memória de uma professora cujos gestos permearam exemplos de humildade e de dedicação à educação pública e privada de nossa cidade”, destacou.

Loteamento Paraíso e Parque Boa Vista contemplados com unidade escolar – Foto Eric Souza

A secretária disse que agora essa é mais uma escola municipal que faz homenagem a professores que tiveram suas histórias profissionais em Itabuna. As demais são a Florípedes Menezes, Everaldo Cardoso, Maria Creuza Pereira, Flávio Simões e Lúcia Oliveira – esta última reformada e reaberta em 2018 pela atual administração municipal.

A Escola Municipal Professora Tereza Cristina Ribeiro Estrela atende, atualmente, 270 estudantes.

PERFIL

Conhecida como Dona Tereza, a professora Tereza Cristina Ribeiro Estrela nasceu em Itabuna, em 9 de julho de 1943, filha de Aurora Góes Ribeiro e José da Silva Ribeiro. Dedicou a sua vida a ensinar e educar crianças de todas as idades.

Concursada como professora do estado, lecionou por 25 anos no Grupo Escolar Vicentino, no bairro Pontalzinho, onde, muito além de ensinar, tratava com rigor e maestria sempre incentivando o respeito, a leitura e a valorização cultural de sua cidade natal.

Após se aposentar, começou a ensinar na Escola Criança Feliz, onde passou os seus últimos 14 anos de magistério, e conciliava também bancas e reforço escolar para crianças e jovens.

Faleceu em 13 de outubro passado, aos 77 anos. Deixou o esposo José Gomes de Carvalho Estrela, além de filhos e netos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *