Maternidade fecha as portas após negociações frustradas com a Saúde
Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna e Ilhéus começam o ano com graves problemas a serem resolvidos no atendimento obstétrico e pediátrico. A falta de profissionais e atrasos de salários vêm gerando uma série de transtornos, principalmente, para a população mais carente do sul da Bahia. Em Itabuna, a Fundação Fernando Gomes – que administra a Maternidade da Mãe Pobre – enviou ofício à Secretaria Municipal de Saúde informando sobre a falta de médicos para os plantões.

De acordo com o documento,  que também foi enviado ao Conselho Municipal de Saúde, a pediatria da Maternidade Ester Gomes ficou todo o feriadão sem médico pediatra no plantão.  Já a paciente que precisa de atendimento na abstetrícia só deverá contar com o serviço depois do dia 7.  A maternidade é a porta de entrada no atendimento a moradores de, pelo menos, 120 municípios do sul da Bahia.

ILHÉUS

Em Ilhéus, o Ministério Público da Bahia teve que ingressar com ação civil para tentar garantir o atendimento na única unidade de saúde que oferece atendimento pediátrico.  A justiça acabou aceitando a ação e determinou que o Município e à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus que adotassem medidas, no prazo máximo de 24 horas, que garantam o funcionamento do serviço de pediatria e neonatologia da Maternidade Santa Helena. O descumprimento acarreta em multa diária de R$ 800.

Segundo a ação ajuizada pelos promotores de Justiça Pedro Nogueira e Thomás Brito, no último dia 17 de dezembro, o Grupo de Neonatologia de Ilhéus anunciou à Irmandade a total suspensão, a partir de 1º de janeiro de 2021, dos serviços de pediatria e neonatologia da unidade, única existente na cidade.

Conforme a ação, a suspensão dos serviços decorre de atrasos dos pagamentos aos profissionais de saúde. De acordo com os promotores, os médicos informaram que não têm recebido da Santa Casa de Ilhéus os salários referentes aos serviços prestados na unidade. O MP-BA tem procedimento instaurado para apurar as circunstâncias e responsabilidade em relação ao caso.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *