skip to Main Content
2 de março de 2021 | 11:04 pm

PROUNI OFERTARÁ 162 MIL VAGAS; 9,9 MIL NA BAHIA

PROUNI OFERTARÁ 162 MIL VAGAS; 9,9 MIL NA BAHIA
Tempo de leitura: 2 minutos

O Programa Universidade para Todos (Prouni) destinará 162.022 vagas para o primeiro semestre, sendo 76.855 bolsas integrais e 85.167 parciais. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para a Bahia são 9.922 bolsas. O período de inscrições é de 12 a 15 de janeiro.

São Paulo (41.337), Minas Gerais (18.246), Paraná (14.667) e Rio Grande do Sul (10.525) são os estados com maior quantidade de vagas. O estado da Bahia tem a quarta maior quantidade de oportunidades.

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

O candidato também precisa ter realizado a edição mais recente do Enem e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

Apenas para o processo seletivo do Prouni do 1º semestre de 2021 serão usadas, excepcionalmente, as notas do Enem de 2019, já que o resultado do Enem de 2020 será publicado em data posterior ao processo seletivo. Veja mais detalhes em leia mais.

PROCESSO SELETIVO E O ENEM

O MEC realizará o próximo processo seletivo do Prouni, referente a 2ª edição de 2021, após a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), quando serão exigidas as notas do Enem de 2020, cujas provas serão aplicadas a partir de 17 de janeiro de 2021.

Para participar do Prouni é preciso, ainda, atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, desde que na condição de bolsista integral da respectiva instituição. Essa condição é válida tanto para quem cursou todo o ensino médio em escola privada, como para quem teve apenas uma parte dos estudos realizados em escola privada, sendo a outra parte em escola pública.

As demais condições são: ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública. Para quem comprova ser professor da rede pública, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

O resultado da primeira chamada será divulgado neste mês, no dia 19 de janeiro. O Prouni oferece, ainda, outras duas oportunidades para os candidatos concorrerem às bolsas de estudo, que são a 2ª chamada e a lista de espera. O cronograma completo pode ser consultado na página do programa.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top