Romero alerta para novo pico de covid-19 em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O médico infectologista Fernando Romero, da Santa Casa de Misericórdia, afirma que Itabuna pode atingir, novamente, nos próximos 15 dias, o pico de casos de novo coronavírus registrado ano passado. Segundo ele, a tendência para os próximos dias é de crescimento continuado na quantidade de infectados e internados em hospitais do sul da Bahia.

Embora a quantidade de casos confirmados de novo coronavírus já seja alta hoje, destaca o médico, Itabuna ainda não está vivendo o pior momento da pandemia neste ano. “Talvez, em duas semanas estejamos vivendo situação similar a registrada entre final de maio e o início do segundo semestre de 2020”, afirma o médico.

Itabuna não está numa segunda “onda” da doença, na avaliação do infectologista, mas a continuidade da pandemia do ano passado, pois o Hospital Calixto Midlej Filho nunca deixou atender pacientes positivados para a Covid-19. “O que houve foi uma queda acentuada no número de infectados no terceiro trimestre do ano passado, mas essa redução foi por um curto período de tempo”, relata.

HOUVE RELAXAMENTO

O número de casos voltou a crescer, diz Romero, porque as pessoas relaxaram com as medidas de segurança. “Voltaram a aglomerar, deixaram de usar máscara e adotar outros cuidados. Esse relaxamento não pode acontecer. Quando isso ocorre, é certo que vai aumentar o número de infectados. Quem relaxa quase sempre são pessoas mais jovens, sem comorbidades, que acabam se contaminando e infectando pessoas em idade avançada e que quase sempre tem o seu quadro agravado”, observa.

VACINAÇÃO TERÁ RESULTADO POSITIVO

Fernando Romero recomenda às pessoas não deixarem de se vacinar por causa de fakes news e das informações desencontradas. Ele explica que, se o índice médio de eficiência da vacina contra a Covid-19 for na faixa dos 50%, já vale muito a pena a imunização. “O resultado será muito positivo. É preciso que as pessoas sejam imunizadas para que o vírus seja controlado”.

Para quem ainda tem dúvida da eficácia dos imunizantes contra a Covid-19, o médico usa o exemplo de vacinas contra o vírus Influenza, que têm taxa entre 40 e 60% de eficácia, mas apresentam resultados altamente positivos para a população. “A vacina do coronavírus está neste patamar. A grande sacada da vacina é a imunidade de rebanho. Ou seja, quanto mais pessoas imunes, com menos capacidade de ficarem infectadas, haverá menos transmissão do vírus”.

De acordo com o médico, com a população imunizada, poderiam ser retomadas todas as atividades com menos riscos das pessoas ficarem em estado grave. “Facilitaria a reabertura de comércio, escolas e retomada a produção de 100% na indústria. A imunidade de rebanho possibilitará a volta de uma vida normal”.

3 respostas

  1. “O médico infectologista Fernando Romero, da Santa Casa de Misericórdia, afirma que Itabuna pode atingir, novamente, nos próximos 15 dias” Sim, mas e a justificativa plausível ??? Como afirma sem nenhuma convicção? Já temos 14 dias desde o réveillon, quem pegou e teve sintomas já esta se recuperando. Essa matéria é mais um terrorismo para as pessoas leigas do que informativa. Ah no final do mês vem outra matéria dizendo que não chegou ao pico. E como sempre a o pimenta não vai publicar esse comentário.

    Da Redação: “Gabriel Barbosa“, o infectologista explica porque, na avaliação dele, ocorrerá um novo pico:

    “O número de casos voltou a crescer, diz Romero, porque as pessoas relaxaram com as medidas de segurança. “Voltaram a aglomerar, deixaram de usar máscara e adotar outros cuidados. Esse relaxamento não pode acontecer. Quando isso ocorre, é certo que vai aumentar o número de infectados”.

    Não foram poucos os alertas de que haveria nova alta no pós-eleição. Muitos ignoraram.

    1. Primeiramente agradeço por ter aceitado meu post, mas necessito comentar novamente. Sendo bem verdade que as pessoas já vem relaxando as medidas desde antes das eleições , são fatos, as pessoas cansaram do vírus mas o vírus não cansou das pessoas. Tendo em vista essas observações, podemos verificar que entre 15 de novembro a 2 de dezembro tivemos um pico grande no aumento dos casos graças as eleições, os números foram abafados pela mídia, depois temos a outra média que foi pós festas natalinas e de final de ano, no qual estamos colhendo os frutos, sendo que todos sabemos é que o vírus atua em até 14/16 dias após a contaminação, uns assintomáticos, outros com sintomas mais graves acabando internados.
      Dei duas justificativas aí para o aumento que foi o pós eleição e o pós festejos. Mas da matéria , nada informa o porque do aumento em “15 dias”. Porque se o motivo for que as pessoas estão relaxando, sinto muito mas não é justificativa.

  2. É lamentável o axioma que se diz por aqui: “Deus é brasileiro”, isso nos leva a supor que o excesso de otimismo se converta em perigosa negligência, indisciplina e dissociação das regas básicas segurança que ferem à segurança de todos. A Covid-19 não se limita apenas matar, ela tortura primeiro, psicológica e fisicamente. Primeiro ela sufoca, afeta gravemente os rins, provoca tromboses venosas mortais, confina o doente numa UTI sedado, entubado, depois em traqueostomia, inserido por drenos pulmonares, sondas nasogástricas, uretrais, etc. e, à incerteza da recuperação, o que demora às vezes meses em internamento assistido, mas que em geral vai terminar no óbito.
    Esse relaxamento põe o relaxado e o enquadrado sob risco de morte. É preciso que tenhamos consciência disso. Em Riad, Teerã, Marrocos, as transgressões das regras de segurança resultam em prisão por 6 meses a 1 ano e multa pesada.
    Pena que o infectologista neste artigo, comporta-se como um apóstolo do apocalipse propalando previsões terríveis na imprensa, o que causa mais apreensão, medo, desespero e depressão na população. Isso não ajudou em nada, ate porque as bases dos dados referenciados são vagos e incertos. De negativistas já nos bastam alguns blogs, sites e portais da web… Uol por exemplo. سلام الله معكم

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *