10 times disputam o Campeonato Baiano neste ano
Tempo de leitura: 2 minutos

Começa na quarta-feira (17), o Campeonato Baiano 2021. A primeira rodada da competição terá jogo único, com a UNIRB recebendo Vitória, no estádio Antônio Carneiro, a partir das 19h30min.

O Campeonato Baiano será disputado por 10 clubes. Além de UNIRB e Vitória, os participantes da competição neste ano são Atlético, Bahia, Bahia de Feira, Doce Mel, Fluminense, Jacuipense, Juazeirense e Vitória da Conquista.

De acordo com o regulamento da competição, as equipes se enfrentarão em turno único na primeira fase. Os quatro primeiros colocado avançarão à semifinal, que será disputada em jogos de ida e volta, assim como a final. Já o último colocado será rebaixado para a Série B de 2022.

A competição terá 13 datas e cada clube fará nove jogos na 1ª fase. A previsão de encerramento é em 23 de maio. Além do título, também estarão em jogo vagas em competições nacionais. O campeão, vice-campeão e 3º colocado do campeonato terão direito à 1ª, 2ª e 3ª vagas da Copa do Brasil 2022, respectivamente.

COPA NORDESTE

O campeão também terá direito à primeira vaga na Copa do Nordeste de 2022. A 2ª vaga será do clube mais bem posicionado do Estado no Ranking Nacional de Clubes da CBF. A 3ª vaga, para a disputa da Pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no estadual, excluindo os detentores da 1ª e 2ª vagas.

Caso o clube da 1ª vaga não esteja disputando as Séries A ou B do Brasileirão, a 3ª vaga será destinada ao clube com a segunda melhor colocação no Ranking Nacional de Clubes da CBF.

Já as duas equipes melhores colocadas do Baianão 2021, desde que não sejam integrantes das outras séries do Campeonato Brasileiro, terão direito às duas primeiras vagas na Série D de 2022. A terceira vaga será destinada à equipe campeã de uma competição a ser realizada pela FBF no segundo semestre de 2021. Caso não aconteça a competição, a terceira vaga também será destinada ao Baianão.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *