Funcionários da Emasa são submetidos a teste de detecção de covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Depois da confirmação de quatro casos de contágio pelo novo coronavírus, funcionários da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) foram submetidos a testes rápidos de detecção do vírus, na sede da empresa. Uma equipe da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, fez a testagem dos funcionários da empresa de água e saneamento.

Segundo o coordenador do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho da Emasa, Henrique Sousa, depois dos casos confirmados no quadro de pessoal, há monitoramento para que a empresa possa tomar providências de isolamento do funcionário e sanitização dos ambientes. Para atender o quadro de funcionários do prédio sede da Emasa, foram solicitados 40 testes rápidos.

A biomédica Natália Pereira, uma das integrantes da equipe da Vigilância Epidemiológica, assegura que o resultado do teste rápido é de mais de 90% de acerto, de acordo com o laboratório farmacêutico responsável. “A taxa de acerto do protocolo é alta, respeitando a sensibilidade e especificidade do paciente, a exemplo de oito dias com sintomas ou contato com alguma pessoa contaminada”, ressalta.

A também biomédica Luara Athaly e integrante da equipe explica que as imunoglobulinas IgG e IgM são anticorpos ou células de defesa e agem na forma de resposta a antígenos presentes no organismo. “O IgG são células de defesa mais antigas, não requerem isolamento. Enquanto que na presença das células IgM, se faz necessário o isolamento e os cuidados com o infectado”, diz.

Um cronograma para que a equipe de testagem da Vigilância Epidemiológica visite as outras unidades da Emasa, para testar os demais colaboradores, será estabelecido logo após o feriado de carnaval. Fica valendo as recomendações da Secretaria Municipal de Saúde de as pessoas evitarem aglomerações, sair às ruas desnecessariamente, usar máscara, manter a higiene das mãos e usar álcool gel a 70%.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *