Governador afirma que gestores públicos e sociedade devem decidir juntos o que é essencial para a vida do povo baiano durante crise sanitária
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa (PT) disse hoje (16), em entrevista à Rede Bahia, que o aumento acelerado de novos casos de Covid-19 exige medidas de contenção contra o novo coronavírus, como a suspensão de atividades não essenciais, a exemplo de bares e restaurantes que funcionam em espaços confinados. O petista também não descarta a adoção de toque de recolher no estado. Ele vai discutir as alternativas com os prefeitos dos municípios baianos.

“Está comprovado que, em lugares confinados, a taxa de transmissão [do vírus] é muito maior. Então, por exemplo, cinema, teatro, ambientes fechados, a taxa de contaminação é maior. Nós temos que fazer escolhas. Ou nós fechamos fábricas, comércio, ou, por exemplo, fechamos bares e restaurantes que tenham ambientes confinados. Nós temos que escolher juntos, governos e sociedade, o que é melhor: chegar no colapso e ter que fechar tudo ou a gente escolhe aquelas atividades não essenciais? Eu entendo que no momento está morrendo muita gente. Não tem leitos suficientes para todo mundo, ter um bar funcionando não é essencial. Realizar festas, mesmo que seja com cem pessoas, não é essencial. Aquilo que não for essencial, eu acho que está no momento da gente voltar a fechar”, avaliou Rui Costa.

Muitas cidades baianas, como Ilhéus e Itabuna, estão há semanas com o sistema de saúde pressionado pelo avanço da pandemia. Faltam leitos de terapia intensiva para o tratamento dos casos graves de Covid-19.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *