Tempo de leitura: 3 minutos

Empreendedores do ramo de alimentação já podem se inscrever no programa Crescendo Juntos, criado pela Coca-Cola Brasil para apoiar a retomada econômica por meio de uma série de ações de desenvolvimento para microempreendedores. Na Bahia, o movimento conta com o apoio da Solar e do Sebrae para oferecer treinamentos, trilhas e conteúdos gratuitos com temáticas diversas sobre protocolos de retomada, empreendedorismo e formalização do negócio. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet.

Com vagas limitadas, a primeira turma será realizada no próximo dia 3 de março, com o tema “Protocolos de Segurança para Serviços de Alimentação”. A expectativa do movimento é atender cerca de 2.000 empreendedores ambulantes de alimentação, como baianas do acarajé, pasteleiros, vendedores de lanches e cachorro-quente, barracas de gastronomia, vendedores de alimentação em praias, food trucks, dentre outros.

De acordo com gestora de projetos do Sebrae, Hirlene Pereira, uma ação desse porte mostra-se importante no contexto da pandemia, momento desafiador para os empreendedores.

“A pandemia provocou uma crise econômica que mexeu com todos os setores da economia e, para os microempreendedores, está sendo ainda mais difícil. Diante deste cenário desafiador, mais do que nunca é necessário qualificar-se e inovar nos processos de gestão dos empreendimentos, na gestão financeira, relacionamento com o mercado e seus clientes e utilizar cada vez mais as ferramentas digitais disponíveis para alavancar o negócio. A trilha de capacitação proposta pelo Sebrae e demais parceiros visa fortalecer as microempresas e transformar as dificuldades em oportunidades para seus negócios”, afirma.

Para o diretor da Solar, Juvenal Fonseca, o projeto é fruto da união das entidades no combate aos efeitos econômicos causados pela pandemia aos microempreendedores baiano.

“Os microempreendedores têm sido muito afetados pela crise econômica causada pela pandemia. Por isso, nos unimos para seguir apoiando o trabalho deste segmento a partir de uma série de incentivos. Entendemos que, para além do subsídio financeiro, é preciso oferecer ferramentas de desenvolvimento profissional e incentivar o processo de digitalização das microempresas”, disse.

Além do setor alimentício, as ações do programa Crescendo juntos pretendem abordar temas como a força das empreendedoras baianas, vantagens e desvantagens da formalização do MEI, importância da formação do preço, marketing digital, finanças e modelos de negócios, gestão financeira, dentre outros.

CRONOGRAMA DE AÇÕES

Trilhas – Março

03/03 – Webinar: Protocolos de Segurança para serviços de Alimentação
08/03 – Webinar: A força das empreendedoras baianas
22/03 – Palestra online: Como perder o medo de empreender? Estratégias para sair da zona de conforto

Trilhas – Abril

05/04 – Webinar: Vantagens e desvantagens da formalização MEI
07/04 – Oficina via whatsapp: Use todo poder das Redes Sociais a seu favor
12/04 – Webinar: No tabuleiro da baiana também tem empreendedorismo!

Trilhas – Maio

03/05 – Webinar: Importância da Formação de Preço
17/05 – Webinar: Planejamento financeiro

Trilhas – Junho

07/06 – Oficina via whatsapp: Usando whatsapp business no meu negócio.
14/06 – Oficina: Os segredos de um Instagram Vendedor

Consultorias – Abril e Maio

Boas Práticas nos Serviços de Alimentação
1º Turma – 19 a 30/04
2º Turma – 18 a 28/05

PROGRAMA CRESCENDO JUNTOS

O Programa “Crescendo Juntos Microempreendedor” agrega um conjunto de ações e parcerias para oferecer capacitação, prêmios, soluções e parcerias de digitalização e microcrédito para quem atua de forma individual no setor de alimentação. O programa é uma iniciativa da Coca-Cola Brasil e está sendo realizado inicialmente, na Bahia e no Rio de Janeiro.

A ideia é capacitar o microempreendedor individual com o objetivo de apoiá-los na retomada econômica, além de contribuir com temáticas que envolvam a formalização do negócio. Para isso, serão entregues cartilhas impressas focada nos Protocolos de Retomada, além de serem ofertadas consultoria online e presencial para implementação dos Protocolos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *