Augusto anuncia restrições para atividades não essenciais
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Augusto Castro anunciou, há pouco, o que poderá funcionar no próximo sábado (6) e no domingo (7) no comércio de Itabuna. Apenas as atividades consideradas essenciais poderão abrir no final de semana, a exemplo de supermercados e farmácias, mas o delivery de outros serviços está autorizado. As restrições ocorrem por causa do avanço da pandemia da covid-19 no município e em toda o país.

As medidas foram definidas durante reunião com o Comitê de Enfrentamento da Covid-19, integrado por representantes da sociedade civil, e no qual também opinam os secretários municipais de Saúde, Lívia Mendes; de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara; de Infraestrutura e Urbanismo, Almir Melo Jr; e de Transportes e Trânsito, Thales Silva.

Além dos supermercados, vão poder funcionar farmácias, postos de combustíveis, distribuidoras de gás e casas de produtos agropecuários e materiais de construção (de preferência na modalidade e-commerce ou delivery) e feiras de hortifrútis.

As restrições sãs baseadas no Decreto Estadual 20.260, de 2 e março último, já que o prefeito vai assinar novo decreto do município nesta sexta-feira (5), regulamentando-o no território municipal.

O QUE NÃO PODE ABRIR

Já na lista de espaços que não podem funcionar, estão parques infantis, distribuidoras de bebidas, salões de beleza e barbearias, clínicas de estética e academias de ginástica, bares, restaurantes e pizzarias.

– O momento é muito delicado. Precisamos da colaboração de todos – alertou a secretária da Saúde, Lívia Mendes, observando que Itabuna já soma 23.588 casos confirmados, dos quais 666 estão ativos (pessoas infectadas e em isolamento ou internadas).

MULTA

O descumprimento das restrições, inclusive o não uso da máscara em vias públicas, vai acarretar multas para as pessoas e estabelecimentos comerciais. A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde continua sendo que se evite aglomerações, se mantenha o distanciamento social, uso de máscara e álcool gel a 70%.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *