Bahia recebe mais de 178 mil doses da Coronavac || Foto Divulgação/Sesab
Tempo de leitura: 2 minutos

A Bahia recebeu nova remessa de doses da vacinas Coronavac na noite desta terça (9). As 178.600 doses produzidas pelo Instituto Butantan chegaram em voo comercial às 23h10min, no aeroporto de Salvador. Com este sétimo envio de doses, incluindo também a Oxford, o estado totaliza 1.289.800 doses recebidas de imunizantes contra o novo coronavírus.

As vacinas começaram a ser enviadas para o interior do estado em caminhões e aviões pelo Grupamento Aéreo da Policia Militar (Graer), após a organização das doses feita pela equipe da coordenação de imunização do estado.

Segundo a coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças, somente os municípios que já utilizaram 85% das doses recebidas terão nova remessa. Ela explica que esta decisão foi definida em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância que reúne representantes das secretarias municipais de saúde e da Secretaria da Saúde do Estado.

Esta nova remessa, segundo a Sesab, dará possibilidade de que continue sendo imunizado o público alvo da primeira fase do plano de vacinação contra Covid-19. “Ficou também definido em CIB que aqueles municípios que conseguirem alcançar as metas da primeira fase, poderão ampliar a aplicação das doses para idosos de 70 anos ou mais, de forma decrescente de idade”, aponta Vânia Rebouças.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas destaca que o Estado tem feito um apelo adicional para que os municípios utilizem em até 48 horas as doses recebidas. “Quanto mais rápido a gente vacinar, menos pessoas vão contrair a doença e menor será o número daquelas que vão precisar de leitos de UTI”, pontua.

Com 574.507 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 184.545 receberam também a segunda dose, até as 15 horas desta terça-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *