skip to Main Content
8 de maio de 2021 | 11:23 pm

COM ATRASO, ITABUNA BATE META PARA RECEBER MAIS VACINAS NESTA SEXTA

COM ATRASO, ITABUNA BATE META PARA RECEBER MAIS VACINAS NESTA SEXTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) decidiu, na última terça-feira (9), subir de 75% para 85% a porcentagem mínima para que municípios baianos recebam mais vacinas contra a Covid-19. O novo critério orientou a distribuição das doses ontem (10), quando cidades que não atingiram a nova meta não receberam os imunizantes, a exemplo de Itabuna. Hoje (11), o município alcançou a marca de 8.756 vacinados com a primeira dose (88,6% das 9.887 recebidas) e se habilitou para receber mais vacinas nesta sexta-feira (12).

A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, informou ao PIMENTA que não foi necessário alterar a programação do município para corresponder ao novo critério do estado. “Está faltando sexta-feira ainda, a gente já atingiu e passou da meta. Era o que estava sendo esperado mesmo. Nunca houve ponto de corte tão alto. A gente não mudou o planejamento que tinha para hoje. Batemos a meta porque estava planejado para bater hoje e vamos receber doses de vacina amanhã, não perdemos nada”.

A coordenadora do Núcleo de Saúde do Estado no Sul da Bahia (NRS), Domilene Borges, também confirmou que Itabuna receberá mais doses da vacina nesta sexta. Quando conversou com o site, por volta das 13h, Domilene ainda não havia sido informada sobre a quantidade de doses destinadas ao município. Lívia, por sua vez, esclareceu que o número só é informado à secretaria quando o lote chega à cidade.

RESERVA E EQUILÍBRO

Domilene explicou que nenhum município perde vacinas por não atingir a meta do estado, as doses são reservadas. Já os municípios que utilizaram 90% das vacinas se habilitam para receber imunizantes a mais do que a previsão inicial, o que evita a suspensão da campanha por falta de doses. O estado mantém reserva técnica para equilibrar a distribuição.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top