Organizado pela equipe de comunicação da Bamin, debate virtual reuniu profissionais de imprensa que atuam em Ilhéus, Itabuna e Uruçuca
Tempo de leitura: 2 minutos

Jornalistas que atuam nas cidades de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca, na região Sul da Bahia, reuniram-se, nesta terça-feira (23), para a primeira edição do Encontro Regional com a Imprensa, evento promovido pela equipe de comunicação da empresa Bahia Mineração (Bamin). Profissionais de 13 veículos de imprensa discutiram os desafios da produção de notícias em tempos de fake news e das informações que circulam velozmente no WhatsApp.

O debate, em formato remoto, foi capitaneado pela jornalista Silvana Oliveira, gerente de jornalismo da Rádio Sociedade da Bahia. Com a experiência de quem atua na área desde o final da década de 1980, Silvana foi responsável pela consolidação da BandNews FM Salvador, além de ter trabalhado como apresentadora da Rádio Metrópole e gerenciado o jornalismo da TVE.

Silvana apresentou aos jornalistas a palestra intitulada “Notícia: agilidade, WhatsApp e fake news”. Ela destacou a importância do jornalismo regional para a cobertura de fatos que repercutem em todo o estado. Acrescentou que o profissional da comunicação em cidades do interior  é cada vez mais importante para a produção de conteúdos jornalísticos apurados com rigor e apresentados de forma clara.

Um dos perigos na produção das notícias, enfatizou Silvana Oliveira, é a “confusão de informações” compartilhadas massivamente, que podem gerar dados imprecisos ou inverídicos. Com os riscos desse cenário no centro do debate, houve intensa troca de experiências entre os profissionais no evento, o que tornou o Encontro Regional com a Imprensa uma oportunidade de discutir os desafios do cotidiano nas redações.

“Adorei a iniciativa da Bamin e a intervenção da Silvana. Gostaria de participar em outras ocasiões”, comentou no chat virtual o jornalista Roberto Santana, da revista Folha da Praia Online. Também atenta ao debate, a jornalista Caliana Mesquista, da RádioZap Circo Brasileiro, sinalizou que jornalistas precisam ser cada vez mais engajados e parabenizou a empresa pela iniciativa.

Participaram do evento os seguintes jornalistas (em ordem alfabética): Caliana Mesquita (RádioZap Circo Brasileiro), Daniel Thame (Blog do Thame), Danilo Matos (Ilhéus 24 horas), Fábio Roberto (Fábio Roberto Notícias), Francisco Seixas (Blog do Chicó), Jéssica Graziele (Blog Ilhéus em Resumo), Jonildo Souza da Glória (Blog Jonildo da Glória), Laudicea Carvalho (Ilhéus Notícias), Neri Góes (Revista Serra Grande), Paulo Leonardo (Portal Vermelhinho), Roberto Santana (Folha da Praia Online), Thiago Dias (Pimenta Blog) e Viviane Cabral (Blog Tempo Presente).

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *