Vacinação de novos grupos depende chegada de novas doses
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna informou, nesta terça-feira (6), que vacinou 32.623 pessoas, com uma ou duas doses dos imunizantes contra o novo coronavírus. Além disso, existem 1.918 idosos cadastrados nas unidades básicas de saúde para tomar a vacina tão logo novos lotes sejam enviados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

Nesta terça-feira os postos de saúde iniciaram a vacinação para pessoas com idade entre 60 e 69 anos. Na Unidade José Édites dos Santos, por exemplo, foram disponibilizadas 200 doses da Coronavac. No entanto, no local ainda restaram 307 idosos no cadastro da vacina.

De acordo com a supervisora do Departamento da Atenção Básica, Alessandra Lopes, esse grupo de pessoas cadastradas não vai ficar sem tomar a vacina. “Assim que chegarem as novas doses, quem está na lista será imunizado”, assegura.

DEPENDE DAS DOSES QUE SERÃO ENVIADAS

A supervisora Alessandra Lopes afirma ainda que, a depender da quantidade de doses recebidas da Secretaria de Saúde da Bahia, todos os idosos dessa faixa etária serão vacinados, independente de terem ou não o nome na lista de espera. Somente serão imunizados novos subgrupos e faixas etárias depois de vacinados os idosos de 60 a 69 anos.

Ela explica que, somente depois disso, a Secretaria Municipal de Saúde vai imunizar as pessoas com comorbidades, entre elas, pacientes com diabetes e problemas respiratórios graves. “Para tomar a vacina, esse grupo prioritário vai precisar comprovar a doença com laudo médico e ter indicação de vacina”, explicou Alessandra Lopes.

A Secretaria de Saúde mantém a recomendação de que as pessoas devem evitar aglomerações, fazer a higiene das mãos com água e sabão várias vezes ao dia ou usar álcool gel 70%, usar máscara facial e sair de casa somente se for estritamente necessário.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *