skip to Main Content
8 de maio de 2021 | 11:43 pm

CAETANO CONTRA O PORTO SUL

CAETANO CONTRA O PORTO SUL
Tempo de leitura: < 1 minuto

A página oficial do músico Caetano Veloso no Facebook compartilhou, nesta quarta-feira (7), texto contra o Porto Sul, obra em andamento no litoral norte de Ilhéus. A publicação – feita originalmente por @342amazonia – também critica a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), cujo trecho Caetité-Ilhéus foi subconcedido hoje (8) à multinacional Bahia Mineração (Bamin).

“Uma tragédia ambiental se aproxima do Litoral Sul da Bahia. O leilão da FIOL pretende liberar a concessão de uma ferrovia para explorar Minério de Ferro na Região. Imagine as tragédias de Mariana ou Brumadinho acontecendo em proporção ainda maior em uma região de preservação da Mata Atlântica e moradia de comunidades rurais. Ainda temos tempo de impedir esse absurdo. Fortaleça o movimento @suldabahiaviva poste e compartilhe essa mensagem nas suas redes e diga não ao Porto Sul”, diz a mensagem.

O texto dá a entender que a exploração da Mina de Ferro, também a cargo da Bamin, ocorrerá no Sul da Bahia, mas a jazida pertence à região de Caetité, no centro-oeste baiano.

Isso não significa que a Mata Atlântica esteja fora da zona de impacto do Porto Sul e da Fiol. A construção do chamado retroporto, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Encantada, prevê a derrubada de 500 hectares de mata, conforme o licenciamento ambiental. O terminal portuário offshore vai ser o ponto final da ferrovia a leste.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top