skip to Main Content
8 de maio de 2021 | 11:26 pm

ESPETÁCULO DE TEATRO DE SOMBRAS ESTREIA NESTE SÁBADO (10)

ESPETÁCULO DE TEATRO DE SOMBRAS ESTREIA NESTE SÁBADO (10)
Tempo de leitura: 2 minutos

A multiartista baiana Naiara Gramacho vai estrear neste sábado (10) o espetáculo de teatro de sombras Um corpo de palavras. Devido à pandemia de Covid-19, a apresentação será por meio do Youtube, às 16h, no canal Naiara Gramacho.

O espetáculo conta a história de uma menina chamada Paula, cujo corpo se cobria de palavras sempre que ouvia, dos adultos, rótulos e julgamentos que diziam quem ela era ou deveria ser.

Dessa forma, o espetáculo pretende suscitar a reflexão sobre o poder das palavras-rótulos usadas – desde a mais tenra infância – para julgar as crianças, a exemplo de birrentas, chatas, teimosas, boas ou más. A narrativa parte do pressuposto de que essa rotulação afeta a imagem social que as crianças fazem de si mesmas, com reflexos para toda a vida.

Naiara, que assina o texto, a direção e a coordenação de produção do espetáculo, explica que a peça tenta “provocar pais, jovens e crianças para, juntos, olharem para a própria comunicação e para os conflitos familiares que ficaram tão explícitos durante o isolamento social da pandemia”. Esse propósito é uma resposta do contato da artista com a comunicação não violenta e a educação parental.

Assista a chamada da peça.

Gravado em Ilhéus, todo o projeto seguiu as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenir a disseminação do coronavírus.

QUEM FAZ

A maior parte da equipe do espetáculo é formada por mães artistas, escolha feita para contemplar profissionais que tiveram suas rotinas profissional e materna afetadas drasticamente pela pandemia.  “Muitas vezes, ensaiamos com nossos filhos presentes, pois nem todas têm uma rede de apoio. Em muitos momentos, conciliamos a produção do espetáculo e a presença das crianças, o que também as permitiu se envolverem com o universo de trabalho de suas mães”, lembra Naiara.

“Um corpo de palavras” tem a atuação e a manipulação de figuras da atriz Driely Alves; narração de Brisa Morena; fotografia e gravação em vídeo de Mariana Cabral. A atriz Márcia Mascarenhas dá voz às personagens femininas e o ator e produtor Pedro Albuquerque, aos masculinos. A sonoplastia é de Eli Arruda e a produção das figuras é da artista plástica Olga Gómez. A comunicação e produção de conteúdo sobre o espetáculo estão a cargo de Tacila Mendes e Valdiná Guerra.

A montagem do espetáculo Um corpo de palavras tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top