Fonte: Secretaria de Saúde da Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

Três meses após o início da vacinação contra a Covid-19 no estado, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) identificou queda no número de internações de idosos acima de 80 e 70 anos em leitos de terapia intensiva. De acordo com a secretaria, essa diminuição demonstra efeito sustentado da campanha de imunização.

Conforme o gráfico divulgado pela Secretaria, na 12ª semana de 2021, os idosos com mais de 80 anos chegaram a somar 62 pedidos de internamento em UTI’s a cada 100 mil habitantes. Esse número caiu para 35 na 15ª semana do ano. No mesmo intervalo, as solicitações de internação de idosos com mais de 70 anos tiveram queda de 50 para 40 por 100 mil habitantes.

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, destacou o esforço logístico para garantir agilidade ao processo de vacinação, envolvendo servidores do estado e dos 417 municípios baianos.

Segundo Vilas-Boas, na comparação com outros estados, a campanha vai muito melhor na Bahia, que ultrapassou a marca de 2 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose. “Em dezembro do ano passado, adquirimos 19,8 milhões de seringas e agulhas e já no mês seguinte tínhamos disponíveis 10 milhões para iniciar a imunização, só aguardando a chegada das vacinas. Essa era uma realidade completamente diferente dos outros estados, que não se planejaram adequadamente e não tinham estoque”, disse.

Mesmo diante de um cenário de imprevisibilidade na entrega das vacinas por parte do Governo Federal, a Bahia montou uma operação logística que distribui os imunobiológicos para os 417 municípios em até 24 horas, a partir da utilização de aviões, helicópteros, caminhões e caminhonetes. “Isso só foi possível graças ao empenho do governador Rui Costa (PT), que colocou à disposição da Saúde recursos humanos, financeiros e equipamentos, com o objetivo de salvar vidas. E já temos resultados: há uma queda sustentada do número de solicitações de internamento de idosos acima de 70 anos, fruto da vacinação”, destaca Vilas-Boas.

Para acelerar  a vacinação na Bahia, o governador Rui Costa (PT) adquiriu 9,7 milhões de doses da Sputnik V, porém a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não autorizou o uso da vacina russa na país.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *