Brasil recebe vacina contra a Covid-19 da OMS
Tempo de leitura: 2 minutos

Um lote com 220 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca chegaram ao Brasil neste sábado (1º).  Esse é o primeiro de três lotes que chegarão até o final do domingo (2) no país. Para amanhã são esperadas mais 3,8 milhões de doses do imunizantes contra a covid-19.

As vacinas foram importadas por intermédio do consórcio Covax Facility, coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com a chegada das doses deste domingo, completam-se os quatro milhões de doses previstos para maio, anunciados pelo Ministério da Saúde.

Além da OMS, fazem parte do grupo a Coalizão para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (CEPI), a Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (Gavi), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

10 MILHÕES DE DOSES DA OMS

O Brasil tem direito a receber 10,5 milhões de doses do consórcio. Em março, já foram enviadas ao país um total de 1 milhão de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, cujos lotes foram fabricados na Coreia do Sul pelo laboratório BK Bioscience.

De acordo com a Opas, as vacinas AstraZeneca recebidas são do mesmo tipo que as produzidas em solo brasileiro pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “É um produto seguro e de qualidade, tendo aprovação para uso emergencial tanto da OMS quanto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)”, destacou a organização, em nota.

Após o desembarque, os imunizantes foram levados à Coordenação de Armazenagem e Distribuição Logística de Insumos Estratégicos para a Saúde (Coadi) do Ministério da Saúde, em Guarulhos. As vacinas, agora, serão distribuídas conforme o Plano Nacional de Vacinação (PNI). Da Agência Brasil.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *