skip to Main Content
20 de junho de 2021 | 10:25 pm

ITACARÉ AVANÇA EM PROJETOS DE TURISMO RURAL E DE BASE COMUNITÁRIA

ITACARÉ AVANÇA EM PROJETOS DE TURISMO RURAL E DE BASE COMUNITÁRIA
Tempo de leitura: 2 minutos

Investir cada vez mais no turismo rural e de base comunitária, como forma de criar novos atrativos para os visitantes e garantir mais empregos e renda no campo, é um dos compromissos da Prefeitura de Itacaré. O município vem implementando diversas ações para o acesso a esses destinos, que vão desde a conservação das estradas vicinais, até as visitas em comunidades rurais, dialogando e traçando metas para os primeiros projetos pilotos.

Nesta semana os secretários municipais de Turismo, Jorge Ávila, e de Esportes, Mulher e Juventude, Marcelo Barros, respectivamente, visitaram a Fazenda Santa Ana, às margens do Rio de Contas, onde discutiram sobre o turismo rural, sustentabilidade, agricultura familiar e o cuidado socioambiental, que são os pilares da propriedade. Os representantes da Prefeitura foram recepcionados pelos proprietários Edgar e Ana Morbeck, que falaram das experiências positivas do turismo rural e do grande potencial que o município de Itacaré possui nesse setor.

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio falou da importância desse projeto de incentivo ao turismo rural e de base comunitária, ressaltando que em vários países do mundo, inclusive no Brasil, esse setor tem sido uma tendência entre a preferência dos viajantes. “Mais do que visitar comunidades, o turismo de base comunitária valoriza a preservação ambiental, a história, os costumes, a cultura local, fortalecendo o sentimento de pertencimento e proporcionando trabalho e renda”, complementou o prefeito.

Fazenda é uma das referências para turismo rural em Itacaré

Assim como a visita na Fazenda Santa Ana, o projeto de Turismo de Base Comunitária desenvolvido pela Prefeitura de Itacaré vem sendo aplicado em diversas outras localidades com o potencial turístico, a exemplo do Assentamento Pancada Grande e as Cachoeiras de Noré e da Usina em Taboquinhas. A orientação do prefeito Antônio de Anízio é que o turismo rural e de base comunitária venha a se expandir cada vez mais, inserindo novas comunidades, gerando assim mais empregos e renda no campo.

Para o secretário Jorge Ávila, o turismo de base comunitária vem crescendo muito e já se tornou importante atividade econômica. Itacaré, afirma ele, possui todas as viabilidades e o potencial para esse setor. “O compromisso do prefeito Antônio de Anízio com a população de Itacaré é constante. Ele nos orientou e avançaremos nessa proposta”, explicou. O secretário adiantou ainda que a ideia desse conceito é promover um turismo mais justo, que coloque a população local no protagonismo em todas as etapas de planejamento, implementação, execução e monitoramento.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top