Tempo de leitura: 2 minutos

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou as primeiras captações de córneas deste ano. O primeiro procedimento foi realizado no dia 6 e o segundo na última segunda (13). Essas intervenções seguiram os protocolos de segurança estabelecidos pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O enfermeiro da CIHDOTT do HRCC, Wagner Campos, ressalta que a captação de órgãos envolve o trabalho dedicado de uma equipe multidisciplinar. “No caso das córneas, estas podem ser captadas por enfermeiros treinados, se for múltiplos órgãos, o procedimento é feito por um médico especializado. Outra questão importante é a atuação dos psicólogos e assistentes sociais que ajudam a confortar e sensibilizar a família do doador para a importância da doação, que pode salvar outras vidas”, destacou.

Wagner Campos disse que a atitude de um familiar conceder a captação beneficia pacientes que tanto aguardam nas filas de transplante. “Esse ato de doação permite um benefício ao próximo, em meio ao luto da perda do ente querido, reconhecemos a grandeza, o carinho e a generosidade da família que nos permite, com essa captação, dar esperança e nova perspectiva de vida para outras pessoas”, declarou.

De acordo com enfermeiro Ronaldo Vital Pereira, coordenador da CIHDOTT, este ano o hospital já realizou uma captação de múltiplos órgãos. “A pandemia da Covid-19 impactou diretamente as captações em todo o estado. Com a adoção de medidas e ajustes necessários de segurança sanitária, conseguimos no final do ano passado e em janeiro deste ano captar múltiplos órgãos”, relatou.

PROTOCOLO DE SEGURANÇA

O HRCC segue a orientação da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (COSET) da Bahia, resguardando o nível máximo de segurança no serviço de captação, inclusive com as medidas adequadas para o fluxo desse procedimento. É feita a coleta do material biológico do doador, por meio do exame PCR, para detecção da Covid-19, caso o teste apresente resultado negativo a doação prossegue, caso positivo a captação é suspensa.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *