Baleia encalhou e morreu na Praia do Espelho, em Trancoso
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma baleia foi encontrada morta, nesta quinta (20), após encalhar na Praia do Espelho, Trancoso, distrito de Porto Seguro. Uma equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente isolou a área onde estava o corpo da baleia e acionou o Instituto Jubarte para acompanhar os procedimentos.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, não foi possível identificar a espécie do animal, que apresentava ossos esponjosos e características de baleia juvenil, que tinha 5 metros e 65 centímetros. Especialistas do Instituto Jubarte avaliaram que a baleia era maior que a espécie minke e semelhante à baleia-fin, espécie da qual não se tem notícia de encalhe na região.

“De acordo com exame externo, o animal estava passando por um processo convalescente crônico, devido às mordeduras de tubarão-charuto e tinha emagrecimento aparente”, informa a Secretaria de Meio Ambiente. Após a coleta do material, o animal foi enterrado em área acima do preamar, com o apoio de servidores municipais da Secretaria de Serviços Públicos e da Administração Distrital de Trancoso.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *