Vice-prefeito Bebeto Galvão e secretário Geraldo Magela se reuniram com representantes de entidades patronais e trabalhistas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Representantes de entidades patronais e sindicatos de Ilhéus solicitaram a inclusão dos trabalhadores do comércio e da indústria nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19. O pedido foi tema de audiência nesta quinta-feira (27), na sede da Prefeitura, com a presença do vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB) e do secretário de Saúde Geraldo Magela.

“Recebemos todas as entidades representativas que estão imbuídas no propósito de realizar um esforço complementar com o poder público para a superação dessa crise sanitária. Vamos analisar a solicitação com todo o cuidado e com toda a responsabilidade, dentro dos marcos legais e da capacidade e disponibilidade das vacinas”, explicou Bebeto.

Para Anselmo Clement, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus (CDL), a ação é fundamental para reforçar a oferta de serviços com segurança. “Devemos atender o plano nacional de vacinação, observando as categorias, começando pelos comerciários que sempre trabalharam na parte de serviços essenciais, como supermercados, padarias e mercearias”, argumentou.

Geraldo Magela lembrou que os municípios devem seguir o Plano Nacional de Imunizações, mas reconheceu a importância da vacinação dos trabalhadores, que também são expostos ao contágio pelo novo coronavírus.

Magela ressaltou que a Secretaria Municipal de Saúde pode vacinar cerca de mil pessoas por dia. No entanto, em todo o país, o Ministério da Saúde ainda não foi capaz de viabilizar doses suficientes para o aproveitamento da capacidade de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

CIB

Além do Plano Nacional de Imunizações, os critérios da campanha de vacinação no estado também são definidos pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que reúne representantes de todos os municípios baianos e do governo estadual. Até o momento, a priorização de comerciários e empregados da indústria na fila da vacina não foi pautada nessa instância deliberativa.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *