O prefeito de Jequié e presidente do Cimurc, Zé Cocá, e o secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e o Consórcio Intermunicipal do Médio Rio das Contas (Cimurc) firmaram parceria, nesta quarta-feira (9), para estimular a agricultura familiar no Território Médio Rio das Contas, por meio da estratégia Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia.

A parceria foi firmada durante assembleia extraordinária do Cimurc, na Associação Comercial e Industrial de Jequié. O evento contou com a participação de dirigentes e da equipe técnica da SDR e de representantes das prefeituras e secretarias municipais de Agricultura dos municípios que compõem o consórcio, e seguiu os protocolos contra a Covid-19.

“A assembleia do Cimurc foi importante pois permitiu verificar o interesse dos prefeitos em transformar a agricultura familiar num importante vetor de desenvolvimento local, no sentido de aumentar a produção e produtividade e, com isso, garantir que o agricultor permaneça produzindo, mas com satisfação e, o mais importante, sendo tecnicamente acompanhado. Com o cumprimento das metas que foram estabelecidas, com a concordância dos prefeitos e secretários municipais de Agricultura, vamos, cada vez mais, aumentar a participação dos alimentos produzidos no estado, no dia a dia da alimentação das famílias baianas”, destacou Josias Gomes, secretário de Desenvolvimento Rural.

O presidente do Cimurc e prefeito de Jequié, Zenildo Brandão Santana, Zé Cocá (PP), destacou a importância da presença da SDR na assembleia, que teve participação de representantes de 16 municípios. “A reunião trouxe um sentido para nossa região e a esperança de que podemos, sim, ter uma região forte, produtora e com novos investimentos”.

PARCERIA MAIS FORTE

A estratégia da SDR, denominada Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, tem como objetivo garantir e ampliar a produção de alimentos no Estado da Bahia, por meio da articulação com as diversas instituições que executam políticas públicas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos. A meta é qualificar os processos de gestão e de execução dessas políticas para a produção de 1,31 milhão de toneladas de alimentos, até 2022, envolvendo 130 mil unidades de produção familiar de todo o estado.

INVESTIMENTOS

No Território Médio Rio das Contas, conforme o Governo da Bahia, projetos estaduais mobilizaram investimentos de R$11,7 milhões, em 31 iniciativas, beneficiando diretamente 897 famílias. Em todo o estado, já foram investidos, desde 2015, por meio do Bahia Produtiva, mais de R$ 572,4 milhões em ações para aumentar a inclusão produtiva e o acesso ao mercado dos agricultores familiares e outras populações tradicionais, gerando renda para 42.293 famílias, com 1.264 ações em diversos sistemas produtivos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *