Secretário de Meio Ambiente, Marcos Luedy (de verde), lança coleta seletiva
Tempo de leitura: 2 minutos

O município de Itacaré, no sul da Bahia, anunciou a implantação de coleta seletiva nos prédios e repartições públicas municipais para assegurar a separação de lixo seco e molhado e dando destinação correta aos resíduos.
O Programa de Coleta Seletiva foi lançado nesta terça (15), com a colocação de bombonas coletoras em todos os prédios públicos municipais, inclusive Câmara de Vereadores.

A proposta, segundo explicou o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, é que a coleta seletiva comece em casa, com os servidores públicos dando o exemplo de cidadania e de compromisso com o meio ambiente. De acordo com o prefeito, semanalmente a coleta será feita nos prédios públicos, com o lixo seco destinado para os catadores e o lixo orgânico selecionado para um projeto de compostagem para servir de adubo. E os servidores que mais se destacarem nessa coleta terão com prêmio um abono nos seus vencimentos.

A ação faz parte das ações do Programa Junho Verde, que vem realizando um mês inteiro de atividades voltadas para a preservação do meio ambiente, incluindo programas importantes como o de coleta seletiva, recuperação de nascentes, inauguração de viveiros, criação do programa de educação ambiental e o Lixão Nunca Mais, que garante uma nova destinação dos resíduos sólidos. Antônio de Anízio explicou que o Junho Verde tem como proposta principal conscientizar os moradores e turistas sobre a importância da conservação da natureza, patrimônio e beleza que fazem de Itacaré um dos lugares mais visitados do Brasil.

Como parte das atividades já foram realizadas com ações como o lançamento de um programa de educação ambiental na Rádio Paraiso Baiano, apresentação do projeto de lei instituindo oficialmente o Junho Verde no calendário do município, lançamento do Programa de Coleta Seletiva e ainda debates e palestras nas escolas da rede municipal sobre a importância da Preservação ambiental.

Também será realizada durante o mês de junho a ação de Requalificação Ambiental do entorno da Cachoeira da Usina, em Taboquinhas, inauguração do Viveiro de Mudas Frutíferas, Ornamentais e Essências Florestais no distrito de Água Fria, uma Passarinhada Urbana, lançamento da PPP envolvendo a Prefeitura de Itacaré e empresários da Praça dos Cachorros e também o lançamento do Programa de Recuperação de Nascentes do município de Itacaré, dentre várias outras atividades educativas e ambientais com a participação de toda a comunidade.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *