Atividades educacionais também ajudam internos e internas a reduzir tempo de reclusão
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um projeto desenvolvido no Conjunto Penal de Itabuna oferece a 30 detentos da unidade a prática de atividades educativas para sua reinserção social. A participação no programa também ajuda na diminuição das penas. Idealizado pela promotora de Justiça Cleide Ramos, o ‘MP Educa Relere – Remição, Letramento e Reintegração’ tem duas turmas, uma feminina e outra masculina, com 15 participantes em cada uma.

Por meio da leitura, os as turmas têm acesso a informações e discussões temáticas que possam contribuir para o processo reintegrador das pessoas encarceradas, fortalecer o processo educacional dos internos e estimular ganhos pessoais em termos de cidadania, educação em direitos humanos, feminismo e resolução pacífica de conflitos.

O projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a empresa Socializa Soluções em Gestão; e tem o apoio institucional da Unidade de Monitoramento da Execução da Pena (Umep) e do Centro de Apoio Operacional de Segurança Pública e Defesa Social (Ceosp) do Ministério Público do estado da Bahia; da Câmara Municipal e da direção do Conjunto Penal de Itabuna.

Segundo a promotora de Justiça, 12 horas de estudos reduzem um dia da pena. A leitura também reduz o tempo de penitência: cada livro lido diminui quatro dias de reclusão.

“Pretendemos prepará-los para a saída do sistema prisional e a construção de uma rede de solidariedade capaz de apoiar os egressos no retorno à sociedade com geração de emprego e renda lícitos. Trabalhamos com uma bibliografia cuidadosamente selecionada para envolver os participantes em discussões relacionadas à sua própria realidade”, destacou a promotora Cleide Ramos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *