Tempo de leitura: < 1 minuto

O Jornal Nacional exibiu reportagem contundente sobre a criminalidade em Salvador. O jornalístico da Rede Globo apresentou números assombrosos e a média de assassinatos por 100 mil habitantes na capital baiana.

Pois a situação é bem pior em Itabuna. O município sul-baiano atingiu média de 73 mortes violentas para cada grupo de 100 mil moradores em 2010, se considerada a estatística da Polícia Civil, contra 61 de Salvador.

Jornalistas que atuam como observadores da criminalidade em Itabuna apontam que a cidade teve bem mais do que os 147 homicídios apontados pela polícia.

Até 15 de dezembro, o número de mortos chegava a 165 no município de 204 mil habitantes, conforme o censo 2010 do IBGE, o que dá uma média de 81 homicídios por 100 mil habitantes, quando o considerado suportável pela ONU, segundo a reportagem do JN, é de, no máximo, 16 assassinatos.

Já no dia 12 de dezembro, o PIMENTA publicou post com os números de homicídios em território itabunense até aquele dia: 161. De acordo com a polícia, 75% das mortes estão relacionadas com o tráfico de drogas. Neste ano, a cidade já registrou 28 homicídios.

0 resposta

  1. A familia defarçeladas os valores morais já não mais existem a justiça paupérrima, educação? Alguém viu ai?
    O homem sem esses atributos e acima de tudo sem Deus no coração só anda para trás a cada minuto que passa!!!!!

  2. Na guerra do Golfo, os EUA usaram uma espécie de sonido (som inaudível que persuadia os soldados para seguir em frente e acreditar nos propósitos americanos – fonte Sou History)) para hipnotizar os soldados e conduzi-los destemidos para a batalha. Esse som é enviado por quilômetros imensuráves.É cogitado, e não comprovado cientificamente, que algumas ceitas religiosas ,também, além da persuasão oral, também utilizam de repetições sonoras que induz o indivíduo ao propósito do líder. Na atual política estadual e Federal, percebo uma espécie de alienação e convicção desenfreada do povo brasileiro. É fácil notar que alguns políticos utilizam-se de métodos de convencimento, chegando até a gastar bilhões do erário público, sem, se quer, ser percebido. Observem frases que são repetidas: “…agora tem, tem, tem… vem que tem.” nesse momento um ator aparece na mídia audiovisual, correndo em alta velocidade – para dar demosnstração de que o político está correndo e realizando um canteiro de obras – e mostra obras em várias pontas da sua região de governo. Isso é terrível, pois essa espécie de tática é verídica e profissionais em psiquiatria e psicologia, trabalham para guar tais ações. O indivíduo geralmente induzido a votar, age pela simples emoção, e são, geralmente, pessoas que não lêem mais de uma mídia de comunicação. Caracterizam-se por pessoas que não aceitam colocações ideológicas contrárias e se exaltam quando os seus ídolos são atingidos. Nós normais sabemos qua a violência no Brasil cresce a cada dia, na Bahia, a cada hora; Temos certeza de que a saúde no país está péssima; sabemos que os professores estão em situação calamidosa… Mas somos persuadidos por métodos persuasivos e hipnóticos a acreditar em objetivos de governos e partidos políticos.

    Lamentável e carece um estudo mais profundo!

    Juízo cambada!

  3. Meu amigo. Com um prefeitin desses, vc quer mais o que!??????
    “Ou a autoridade ( se é que é) se respeita ou ninguem vai respeitar mais nada em Itabuna! Chega!!!!!!!!!!nao suportamos mais! Abaixo os desmandos, as irresponssabilidades,as imconpetencias e desonestidades e falta de respeito com nós moradores! Que venham os “CARAS PINTADAS”!!!!!!!!! De facto!

  4. Poderia colocar um contador de Mortes violentas ai a baixo do espaço da enquete.
    Onde veriamos como anda a violencia em itabuna e chama a atenção do governantes

  5. Pimenta:

    Claro que a criminalidade em Salvador e na Bahia como um todo tem aumentado e que precisamos resolver este grave problema, mas por trás de todo o sensacionalismo que a Globo fez com este fato existe interesses econômicos.
    O número de turistas que vêem à Bahia tem crescido exponencialmente enquanto o Rio de Janeiro tem queda vertiginosa no número de visitantes.
    No fundo a idéia da Globo é levar o turista a pensar desta forma: se a criminalidade é alta tanto na Bahia como no Rio e eu preciso fazer turismo em algum lugar, vou para o Rio mesmo, onde já estão fazendo alguma coisa para resolver o problema.
    Na realidade, como todos estão cansados de saber, a Globo não dá prego sem estopa e antes de tudo estão os seus interesses econômicos.

    Observador

  6. A violência em Itabuna cresce proporcionalmente com a má qualidade da educação. O povo grapiúna(poucos são os que “pensam”) ainda não entendeu que é a Educação que vai transformar essa cidade imunda(saia pelas ruas agora e analise o estado da cidade) em algo melhor. E não é a Educação que se dá somente na escola, mas também aquela que você (que se diz educado) pratica no cotidiano. É o fato que ninguém quer admitir: em geral, o grapiúna é mal-educado. Faça essa observação durante alguns dias. Enquanto você anda pelas ruas, passa pelas pessoas, conte quantas darão um “bom-dia”, “boa-tarde”, “boa-noite”. E faça uma estatística.

  7. num sei pq de tanta preoculpaçao com esses homicidios em itabuna, dessas varias mortes se houve um inocente foi muito pq o resto sao bandidos e sim temos q nos preoculpar com os assaltos q vem acontecendo pq damos um duro pra ter alguma coisa na vida e vem esses bandidos para nos tomar, tomara q a minha cidade supere salvador e itabuna pelo o menos vamos ter mais tranquilidade ao andar na rua pois sem duvidas o indice de roubos vao cair. esse é o meu ponto de vista.

  8. Povo mal educado, arrogante, gera políticos corruptos e vice versa. É o que acontece em Itabuna. A cidade é um lixo moral, espacial e muito mais. A juventude iludida segue o exemplo dos mais velhos desmoralizados e se dá mal. Há que se pensar numa mudança a longo prazo e quem puder sair, saia, pois o lixo ainda vai produzir muita coisa fétida sob o olhar pacífico da sociedade (des)organizada.

  9. O PROBLEMA É O SEGUINTE:
    1o. Falta de temor de Deus nessas vidas;
    2o. Famílias desestruturadas – Casais que se separam, os meninos são logo “adotados” por outros pais; as meninas viram logo….p………..;
    3o. Falta perspectiva de vidas nos jovens, se enveredam pelos meandros das orgias, das drogas e do crime;
    4o. A questão da droga (e das armas) que entram livremente pelas fronteiras;
    5o. A falta de prioridade do(s) governo(s) em colocar essa mancha social grave, como prioridade; (fica distribuindo camisinha….);
    5o. A insensatez, dos que distribuem as drogas, atraem os jovens (RAPAZES) para o tráfico e depois, eles mesmos mandam matar OS MENINOS! Como é que pode uma coisa dessa?
    6o. As próprias pessoas (usuárias) que sabendo dos perigos, ainda vão, por conta própria, como cordeiro, em direção ao matadouro.
    Mudar esse quadro aí, só as pessoas SE VOLTANDO PARA DEUS, como diz a Bíblia: “Convertei-vos a Mim, diz o Senhor” – VOLTEM-SE PARA DEUS! ”Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto Ele está perto”!.

  10. Caro Facto Silva.
    Não suportar, não significa inérica!
    Precisamos de você e não da sua ira e inércia!

    (com todo respeito à sua colocação!)

  11. Com respeito ao observador!

    “aonde tá legal na Bahia! Peço uma cidadela que esteja funcionando, em questões de segurança! Diga, fale, comente!
    Aliás diga-me uma só ciidade no país!
    Desculpe-me a ousadia, porém faz parte da dialética social!

    (Com respeitos)

  12. Ao nobre Capitão Planeta.

    Parabéns!
    Finalmente uma opinião sincera!

    Mas, como “Zé discórdia” tenho muito a lhe dizer!

    Falta “educação!”

    Te pergunto: de onde vem essa educação que falta…

    Família… sem estrutura.
    Escola… sem projetos voltados para cidadania!
    Comunidade… não resolve os seus conflitos!
    Meios midiáticos… servem aos seus donos políticos (que o diga Val Cabral)!

    Passaríamos uma tarde culpando, sabe por que… todos nós temos um poucco de culpa por tudo!

  13. Anônimo!
    O fato, não é a morte de inocentes!
    É que tá morrendo gente e, não estou desejando o mau, mas quando morrer gente da sua família, você vai entender o que é inocente: um filho ou sobrinho que experimenta a droga, um primo que quis combater o tráfico, alguém que tentou não aceitar a droga no seu bairro… longe do problema e próximo da dor!
    Cara! Ajude a ajudar e não critique cegamente, você pode ser vítima direta ou\e indireta desse mal!

    Itabuna, pelo amor de Deus, acorda e grita e combata…

  14. leidikeiti,
    Sei que o seu nome não é esse, porém, fico admirável com a sua colocação!
    As vezes, por acreditarmos em seres humanos “fétidos” e escolhidos por razões mais “fétidas” é que nos ternamos uma cidade “fétida!”
    São poucas as nossas opçõe e poucos os trastes para governar esse resto de mundo! Basta: Geralod (ou Jussara), Fernando…
    Vamos mudar essa joça!

  15. Análise!
    Parabéns!
    Se esses trastes fizesse isso… estaríamos felizes!
    Mas essas misérias enganam a todos, dizem que estão salvos e estão na mesma “merda!”

  16. Essa violência não é culpa apenas de uma ou duas pessoas, ou governo A ou B, essa violência é consequencia de uma sociedade que a cada dia torna-se mais desigual. Esses índices representam a falência e o descaso do ESTADO no cumprimento de seu papel que é o de cuidar do cidadão. Anualmente são mais de 1 milhão de jovens que concluem o 2º grau e em sua maioria não têm oportunidades. Temos hoje instalado em nosso país bolsões de miséria que são a porta de entrada para as mazelas sociais como exclusão, preconceito e o tráfico de droga. Tráfico ese que é alimentado pelo baseado e pela cocaína que a elite usa no seu dia a dia. Pois não venham me falar que a culpa do tráfico é do favelado até por que a “elite” é quem mantém e alimenta cada vez mais o seu consumo. Cada jovem assassinado na periferia, ou no centro da cidade vitimas de asaltos e afins, é de responsabilidade não só do ESTADO, mais de todo aquele que patrocina as bocas de fumo. Na UESC por exemplo é comum dentro do própio campos termos um consumo exarcebado de drogas, porém a sociedade se cala, pois quem está ali é “elite pensante”, filho de pessoas “bem” e classe média, ou seja, somos uma sociedade hipócrita.
    Alguém que não me recordo postou um comentário, dizendo que nessa violência só morre bandido, tudo bem correto! Porém a violência está cada vez mais próximo de nós, e esse bandido que morre hoje, talvez não teve e nem vai ter, as oportunidades que eu e você tivemos. Nunca passsei fome, tive uma excelente educação ( em termos de família), resido em casa própia e nunca fui vítima de preconceito. Então quando temos isso em nossas vidas é fácil defender-mos o genocidio de pobres e pretos favelados. Quando o Crack chegou no Brasil foi no ano de 1992 e o que o ESTADO FEZ? Se fez omisso e deixou que essa droga se alastrar. Não sei até que ponto é bom para elite que o tráfico seja fomentado, sabemos que é algo rentavel e tem muita gente rica, poderosa e pensante se beneficiando. Sendo assim, não sejamos como os nazista que achavam os judeus eram o mau do mundo. POis quando defendemos que o preto favelado tem que morrer ou que é culpado pelo tráfico estamos sendo, racista, nazista e hipócritas e nos eximindo da nossa responsabilidade, porque se a nossa conjuntura politica é de um ESTADO DE DIREITO fálido, se deve ao fato de sempre sermos péssimos eleitores.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *