Tempo de leitura: < 1 minuto
Magela reconhece voto contra Itabuna.

O secretário Geraldo Magela reconheceu, em nota ao PIMENTA, que realmente votou contra a gestão plena da Saúde, em 2008. Naquele ano, a prefeitura de Itabuna perdeu o comando dos recursos da média e alta complexidade, até hoje em mãos do governo baiano, devido a desvios milionários e sucateamento da rede de saúde.

Naquele ano, Magela era secretário de Saúde de Teixeira de Freitas. Hoje, ele explica que a sua decisão foi tomada devido à “desorganização e outros fatores negativos, com fartas denúncias na imprensa, Conselho Municipal da Saúde e Comissão Intersetorial Bipartite (CIB), fatos esses que até hoje podem ser constatados”.

Magela diz que a gestão plena deveria retornar num prazo de seis meses, “tempo suficiente para a solução dos problemas”. Ele defende a volta da autonomia, “pois mais de dois anos já se passaram”. Ele nega que tenha visitado o Hospital de Base enquanto era secretário de Saúde de Teixeira de Freitas, em 2008.

Nos bastidores, o retorno da gestão plena da saúde para o município é tido como crucial para salvar as contas não só da saúde, como de toda a prefeitura. Um entrave para que a plena retorne é que até hoje o prefeito Capitão Azevedo (DEM) não reestruturou a rede básica nem revogou a lei que tirou a autonomia da Secretaria de Saúde para planejar e gerir os recursos da Pasta.

0 resposta

  1. Sim, seu Pimenta: e cadê a PF que se dizia que iria PREMIAR muitos gestores com PULSEIRAS DE AÇO? Eu falei que era puro factóide e parece que se confirma, pois, se fala dos DESVIOS DE MIHÕES E MILHÕES DA SAUDE, como “coisa normal”.

    Ô dona poliça de itabuna, não prenda, não, os “irmãozinhos” que roubam margarina. Ô DONA CABRÁLIA, por que, vcs fazem um GRANDE AUÊ, e leva prá tela e tom “berra”, falando tanta besteira, contra os desvalidos e TEM MEDO de falar e de investigar os gatunos desses MILHÕES E MILHÕES?
    Me deixa, viu?

  2. Zelão diz: – E o que mudou?

    Chega a ser “pretensiosa” a declaração do secretário Magela. Se bem que ocupando há pouco tempo o cargo e, ainda não podendo ser responsabilizado pelos “diabretes” cometidos com os recursos destinados à saúde pública de Itabuna, nada dá direito ao secretário em afirmar que a volta da gestão plena da saúde pelo município, é uma “necessidade imperiosa” para a resolução dos problemas.

    Se, ao menos o secretário se dispusesse a investigar e denunciar publicamente os desmandos cometidos – os quais ele mesmo condenou – já seria um passo dado para o retorno da credibilidade perdida. Caso em contrário, tudo mais parece manifestação e mera palavra de quem advoga em causa própria.

  3. O Secretário Geraldo Magela disse que votou contra a gesta plena da Saúde Doente de Itabuna “pela desorganização e outros fatores negativos, com fartas denúncias na imprensa”. Gostaria de dizer ao nobre Geraldo que de 2008 a 2011 só tem aumentarem os fatores negativos e as fartas denúncias continuam nos holofotes da imprensa falada, escrita e televisada, infelizmente a Saúde de Itabuna ta com dengue hemorrágica, por ser professor de História Geraldo Magela não pode diagnosticar a enfermidade dessa INFELICIDADE.
    dixeopovotrabalharisomar2014@gmail.com

  4. E agora em Prefeito? Magela votou contra Itabuna. Como é que fica? Tem gente que coloca dificuldade para vender facilidades. Que coisa em? Nunca vi nada igual.O homem vota contra Itabuna e como recompensa vira Secretario de Saúde.Só mesmo neste governo do Capitão, o governo que beneficia os opositores.

  5. Ele defende a volta da autonomia, “pois mais de dois anos já se passaram”.

    Ora, vejam só, passaram-se 2 anos, segundo ele, e quer dizer que o tempo apaga tudo? Sim, pois nada foi feito para contornar o problema e na verdade a ferida piora a cada dia.

    Enquanto isso o capitão Chalhoub apenas ensaia trabalho com a tal prefeitura móvel. Pra que essa porqueira se ele e todo mundo tá cansado de saber no que a cidade anda carente?

    E sim! Quer dizer que o secretário votou contra a cidade e ganhou a secretaria? Como vai ficar isso?

  6. O IDEAL É QUE O SECRETARIO ARRUME SEUS PANOS DE B…. E DE O FORA DE ITABUNA.POIS JÁ CHEGA DE PESO MORTO NA PREFEITURA DE ITABUNA,
    A SAUDE DE ITABUNA PASSA PELO HBLEM, QUE POR SUA VEZ, TEM QUE SER ESTADUALIZADO OU A SAÚDE DA REGIÃO CACAUEIRA NUNCA VAI SAIR DA UTI.

  7. Coitada de itabuna…Sai um beócito da Secretaria de Sauda e entra um “experto” Camaleonado e ávido pelo poder, cheio de histórias provenientes do seu cursinho coca- cola que ate hoje nao se conhece nada do seu diploma, e que a cada dia vem com um “causo” diferente. Enquanto isso o HBELEM permanece na UTI e o prefeitin nao diz nada!Deu para visiar bairros de Itabuna prometendo maravilhas provavelmente para a sua próxima gestao! O povo cançou ! que tal Dawidson para mudar tido isso? Vamos comweçar a penssar meu povo!

  8. RAPAZ,EU NÃO ESTOU ENTENDENDO MAIS NADA,O CARA VOTOU PARA ITABUNA PERDER A PLENA,E COMO CASTIGO RECEBEU A SECRETÁRIA DE SAÚDE DE ITABUNA COMO PRESENTE E AGORA QUER O RETORNO DA PLENA,SÃO OS ACORDOS DA POLÍTICA,AUGUSTO CASTRO MOSTRA COM ISSO QUE NÃO ESTÁ NEM AÍ PRÁ ITABUNA,SÓ DEUS PARA SALVAR ESSA CIDADE.

  9. SE A PLENA NÃO VIM,JÁ SE FALA NOS CORREDORES DO HOSPITAL DE BASE EM FECHAR O AMBULATÓRIO,DIZEM QUE É PORQUE SÓ DÁ PREJUIZO,O HBLEM FICARÁ SOMENTE COM A URGÊNCIA (PRONTO SOCORRO).VAI SOBRECARREGAR AINDA MAIS O SÃO LUCAS AÍ EU NÃO SEI O QUE VAI ACONTECER.

  10. Essa briga política ente prefeitura e Estado só está causando mais prejuízos a população carente que sofre todos os dias nas filas dos hospitais e postos de Itabuna por não ter especialistas para atendê-los, porque o sistema de cotas da prefeitura é falha, as pessoas que estão necessitando fazer cirurgias eletivas, estão apenas esperando o pior acontecer,pois as autoridades competentes não estão se importando com o povo e sim com suas próprias situações e é claro com seus bolsos.

  11. NO DESGOVERNO DO CAPITÃ TUDO É POSSÍVEL. AINDA TEM GENTE, CLARO, COM A “BOQUINHA” ENTUPIDA E MÃOS PARA BATER PALMAS E DÁ RISADAS NOS GABINETES FECHADOS.

    ETA GOVERNIM CHINFRIM. FORA AZEVEDO JÁ!

  12. TEMOS DADOS QUE CONPROVAM,NENHUM HOSPITAL DO ESTADO NA “REALIDADE” SEM POLITICAGEM SE ENCONTRA HOJE NA SITUAÇÃO MELHOR QUE O BASE DE ITABUNA.

    A MAOR VERDADE É QUE O POVO DE ITABUNA PARECE QUE NÃO TEM PODER DE VOTO COM POLÍTICO “NENHUM” POIS SÃO SEMPRE PREJUDICADOS DOS DOIS LADOS,SÓ SÃO LEMBRADOS DE 4 EM 4 ANOS E ABABOU.JÁ FAZ MUITO TEMPO SÃO MASSACRADOS E ENGANADOS POR ESSA CORJA MUNICIPAL, ESTADUAL,SÃO FARINHAS DO MESMO SACO FURADO E PODRE.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *