Tempo de leitura: < 1 minuto

Adélia disputará reitoria.

Reitora de fato da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a professora Adélia Pinheiro anunciou nesta sexta (22) que disputará a sucessão de Joaquim Bastos.
A vice-reitora é o primeiro nome lançado na disputa pelo comando da instituição. A eleição ocorrerá no final de novembro e mobilizará cerca de 10 mil estudantes, servidores e professores.
O pleito promete ser um dos mais mornos da história devido à falta de concorrentes de peso. O Orçamento da Uesc (R$ 132 milhões em 2011) é o terceiro do sul da Bahia, sendo superado apenas pelas prefeituras de Ilhéus e Itabuna.
A comissão eleitoral que tratará da sucessão na reitoria da Uesc será definida no próximo dia 2 de agosto, durante reunião do Conselho Universitário (Consu).

0 resposta

  1. Ninguém tem dúvidas que a Adélia, além de Médica, Professora e Doutora, é muito competente, mas que durante a greve observou-se claramente que os ânimos não estão tão “mornos” assim. Isso é fato, e é irrefutável, …!!!
    Resta saber se o(a) primeiro(a) da lista será o(a) escolhido(a) pelo Governador, que costuma ignorar as escolhas das comunidades, sobretudo as acadêmicas, …!!!
    Vamos aguardar, …!!!

  2. Morno?
    Tomara que ela se convença disso.
    A Reitoria pós greve (E antes também) não é tem tanto empatia quanto parece.
    Ela tem que muito trabalho pela frente:
    1º – Se livrar do estigma do déspota atual;
    2º – Demonstrar personalidade (Particpar de colações de grau e assinar P/ Joaquim, não basta)
    3º – E O PRINCIPAL, NÃO SUBSTIMAR A OPOSIÇÃO (EVENTUAL) LÊDO ENGANO: “jà ganhou”.
    Já vi muitas quedas homéritas do cavalo, e quanto maior o cavalo e a pose, maior a queda.

  3. Pimenta:
    A Professora Adélia é, inegavelmente, o melhor nome para dirigir a UESC.
    Com ela novos tempos virão.
    Seriedade, competência, educação, carisma, dedicação, comprometimento, estas são “algumas” das qualidades da Professora Adélia.
    José Vidal

  4. Independente do ‘clima’ da campanha, seja morno ou acalorado, creio que Adélia Pinheiro ainda é a personalidade mais adequada para assumir a reitoria da Universidade Estadual de Santa Cruz. Um gestor universitário necessita conhecer todo o cerne da administração de uma autarquia estadual como a UESC, e esse requisito a atual vic-reitora já demonstrou: não apenas pela longa jornada na área administrativa, iniciada em 2006 ao ingressar na pro-reitoria de graduação; mas pelo excelente desempenho à frente da reitoria, levando à UESC a índices de crescimento invejáveis entre todas as escolas públicas de ensino superior, seja estaduais ou federais. Crescimento sólido, equânime e respeitável.
    Uma disputa deve levar em conta, além do passado da gestão, as possibilidaes de crescimento com sua continuidade. Uma campanha “morna” não denota ausência de concorrentes, e sim um clima de tranquilidade administrativa, de segurança de gestão. É inegável que entre as estaduais, a UESC possui hoje a política interna mais séria e respeitada, o Campus em melhor estado de conservação, os serviços mas ágeis e satisfatórios, fazendo frete às faculdades particulares. Ninguem é unânime, nenhuma administração perfeita: falhas há! Mas nessa atmosfera de tranquilidade que vive a UESC, a continuidade de uma gestão bem sucedida se adequa melhor que uma disputa em ebulição.

  5. A professora Adélia Pinheiro,é uma professora de classe,educada.Mas voces não conhecem a verdadeira Adélia Pinheiro,atual vice Reitora. Ela não passa de uma marionete do Reitor Joaquim Bastos.Nunca em tempo alguns,se contrapós a qualquer ato de intolerância, antidemocracia e prepotênia do atual Reitor.Assinou tudo,substituiu ele em tudo, verdade é a REITORA DE FATO,portanto devia estar se candidatando á reeleição e não “ser” candidata a substituição do Joaquim. Tudo que a UESC está passando,inclusive as pesadas muldas pelo TCE e os inúmeros processos pelos quais respondem centenas de professores, a responsável é também a professora Adélia Pinheiro.

  6. A Oposição é Quem?
    Valter Silva?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….
    AUSHUAHSUAHUSHAUSHUAHSUHAUSHAUSHUAHSUAHUSHAUSHAUHSUAHSUHAUSHUASHUAHSUAHSUHAUSHUAHSUAHSUAHSUHASUHAUSHUAHSUAHSUAHSUHAUSHUASHUASHUAHSUHASUHUSHAUSHUAHSUHASUHAUSHUAHSUAHSUAHSUHAUSHAUSHAUHSUAHSUA
    BUAAAAAAA BUAAAAAAAAAA BUAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!

  7. “Resta saber se o(a) primeiro(a) da lista será o(a) escolhido(a) pelo Governador, que costuma ignorar as escolhas das comunidades, sobretudo as acadêmicas, …!!!”
    Duvido que isso acontença. Nas duas últimas eleições da UESC, o ocupante do Palácio de Ondina (Souto, em 2003, e Wagner, em 2007) sempre optou pelo 1º colocado (Joaquim Bastos, em ambas as ocasiões). A tendência é que essa “tradição” continue em voga este ano (melhor p/ Adélia, que no presente momento não parece ter concorrentes de peso).

  8. Não vejo porque abrir os olhos, eles são lindos, vivos e brilhantes.
    Concordo com José Vidal em suas palavras.
    A oposição da UESC, nunca teve muita força, com os candidatos que são propostos também, entende-se perfeitamente.
    Adelia é sim um ótimo nome para o cargo, e tenho certeza que faz bem mais que assinar documentos e participar de colações, e sinceramente, é bem mais interessante que ver Quincas lá.

  9. A eleição da UESC não está MORNA, mas sim SILENCIOSA – reflexo do modelo de gestão ancorado no MEDO. A UESC é hoje, de longe o órgão da Administração Descentralizada do Estado com maior número de sindicâncias e processos administrativos – Só a candidata do Déspota poderia se lançar agora, outros seriam perseguidos.
    Essa chapa (Vice-Reitora / Ouvidora) terá vários problemas na eleição, não só mal legado de um Reitor Ausente, mas o compromisso com o continuísmo de uma CASTA acostumada a se servir dos cargos exigirá muitas explicações.
    A nobre professora já demonstrou que não possui aptidão para Gestão Acadêmica, resignou-se a substituição e a concordância dos desmandos e injustiças do Reitor Atual.
    Ao vê-la pleitear esse cargo, lembro da sua passagem pela DIRES Ilhéus nos anos 90 e dos seus escândalos das AIH´s, que ganharam expressão nacional.

  10. A UESC precisa de mais, têm que romper com o modelo de gestão ENCASTELADA, ser mais democrática.
    Seus dirigentes não podem apenas perseguir a estabilidade econômica.
    A UESC pode e deve contribuir muito mais com a ciência e com a região.
    Não acredito nesse continuísmo, prefiro esperar pelo momento certo para a manifestação dos valorosos docentes, pesquisadores, que tanto têm feito e pelos servidores cansados de tantos distritos e abandono.
    Vamos a Eleição.

  11. O problema é a herança desta atual gestão. Não prima pelos objetivos sociais (que diga o salobrinho, que está tão perto), extensão sem projetos, pesquisas sem relevâncias, administração sem planejamento mem projetos. Foram oito anos assim, gastando o dinheiro público sem benefícios concretos em favor da sociedade. A Uesc de hoje está voltada tão somente para seu interior (dos muros para dentro).

  12. Realmente, Adélia não tem habilidade de gestora pública. E é a própria quem dirige de verdade a UESC, nos dias de hoje. Uma gestão apática, sem planejamento e sem ações paupáveis. Querem fundamentação para essas considerações vejam o Jornalzinho que circula na UESC, não tem notícias de projetos, nem de ações sociais de desenvolvimento regional. No último deles a matéria principal é sobre os tijolos, alvenarias e faixada do prédio que o Governo Estadual é obrigado a fazer pelo emprego proporcional do orçamento. É só isso que aparece na Uesc, hoje. Construção de prédios. Ninguém na gestão inova, os métodos de trabalhos são os mesmos da época de Renné Albagli e a UESC está perdendo o conceito de excelência que tinha frente aos outros órgãos estadual e nacionais. Querem prova, vejam as inúmeras Portarias de sindicância e processos administrativos por improbidades publicados no site da mesma Universidade.

  13. A UESC não dá a mínima para a Região…
    Nunca deu, é mesmo uma vênus platinada e encastelada.
    Não dialoga com as escolas médias, a não ser para dizer que os professores (que eles formaram e formam)são ineficientes. Mas continuam com os mesmos métodos arcaicos…

  14. Se prepare Joaquim, pois, se vc já incomodou na UESC, imagine o que não lhe aguarda se vc resolver botar a cara na rua por um cargo eletivo partidário. Até o grupo de Jaja que está lá vai te sacanear.

  15. É interessante ler os comentários, de um lado aqueles que não se beneficiaram da atual gestão…indignados…amigos, como não perseguir a estabilidade econômica? Se uma instituição que ensina economia, administração, sustentabilidade não consegue ser estável…que vai ser? Em outras universidades é normal que se caiam das pernas…mas hoje(favor ver BO de fevereiro) a Uesc está entre as 10 melhores estaduais do país, a 1º da Bahia e com melhor número de publicações e projetos científicos que a UFBA (está no ranking de publicações Capes). Sim, existem muitas sindicancias abertas, justamente para expurgar toda ums classe de pessoas(servidores, professores, etc) que levavam anos comendo dinheiro do estado e que agora devem se explicar…Sim, o reitor não é lá estas coisas…derrapou muito, porém fez um trabalho político interessante, que obviamente não justifica seu sem números de viagens. A UESC trabalha muito pela região, mas em processos consolidados e não em distribuição de dinheiro e fama política para os coroneis da região. Grande parte dos professores estão se especializando, renovando o ensino, porém o concurso público guarda algumas surpresas, como os antigos professores enraizados na instuição que já não produzem para sociedade, mas que não querem perder 15 ou 20% do seu salário. A UESC foi construída com os anos, na gestão de René, anteriores e de Professor Joaquim também. Temos muitos problemas, mas mesmo assim a universidade lidera o ranking de melhor do ESTADO. Conheço professora Adelia, não sei se seria o Melhor nome, mas neste momento é o único…quem mais vai entrar a competir com ela com um histórico de idoneidade para dirigira a instituição??? Espero que saindo da sombra da hierarquia possa dar um perfil mais de acordo com sua maneira de trabalhar…o que não podemos é esperar o sistema de trocas que promove gente como Bom.., Pau, May… ou o professor fantasma Jab…Para bom entendedor, meia palavra BASTA…

  16. Interessante, não sabia que a vice reitora na chapa da professora Adélia é a professora MALU,OUVIDORA. Atual esposa,companheira do Reitor Joaquim, não foram eles que viajaram á paris juntos em lua de mel,com recursos públicos, conforme publicou um semanário da região em tempos passados?E ai Professora Adélia, como fica a moralidade Administrativa de sua gestão,acompanhada de uma vice, cujo companheiro teve que pagar multas ao TCE? vai ser uma continuidade de joaquim,via MALU? NEPOTISMO ENVIEZADO?

  17. Não sou da UESC, mas, por conta do trabalho que ralizo sei muito sobre o desenvolvimento das ações da instituição. Fico com a certeza de que a profª Adélia não assumiria uma candidatura, com grande margem de vitória, tendo Maria Luiza como vice. Ela não daria um tiro no prórpio pé. Se for verdade a Adélia contradiz o que prega e defende ou consegue enganar com precisão a muita gente! Espero não me enganar!!!

  18. Tem mais seu pimenta,comenta-se que a comissão elitoral que será escolhida pelo CONSU, já está pré-estabelecida, será a mesma que vem comandando as últimas eleições na UESC,sedo um ex-juiz conhecidíssimo como presidente,ou seu irmão que retornou á instituição que será o presidente, os representantes dos servidores, os mesmos que detem cargo de confiança, livre mesmo se tomarem cuidado, somente os representantes dos estudantes. o sistema de votação, aquele já conhecido das “urnas eletrõnicas” fabricadas pela própria UESC,(computadores viciados) ou seja pelo pessoal da UDO,cargos de confiança do magnífico,melhor providenciar as urnas da justiça eleitoral,seguras, e á prova de fraude.

  19. Tem mais seu pimenta,comenta-se que a comissão elitoral que será escolhida pelo CONSU, já está pré-estabelecida, será a mesma que vem comandando as últimas eleições na UESC,sendo um ex-juiz conhecidíssimo como presidente,ou seu irmão que retornou á instituição que será o presidente, os representantes dos servidores, os mesmos que detem cargo de confiança, livre mesmo se tomarem cuidado, somente os representantes dos estudantes. o sistema de votação, aquele já conhecido das “urnas eletrõnicas” fabricadas pela própria UESC,(computadores viciados) ou seja pelo pessoal da UDO,cargos de confiança do magnífico,melhor providenciar as urnas da justiça eleitoral,seguras, e á prova de fraude.

  20. como aluno da professora, digo que não conheço ninguém mais competente e dedicado. Adélia Pinheiro é um exemplo a ser seguido no âmbito profissional .
    #voteadélia

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *