skip to Main Content
27 de setembro de 2020 | 11:22 am

JUNTAS, ITABUNA E ILHÉUS CHEGAM A 498 MORTES PELA COVID-19

Itabuna e Ilhéus registram, juntos, quase 500 óbitos pela Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna confirmou mais seis mortes em decorrência do novo coronavírus. Com isso, o número de óbitos causados pela Covid-19 passou de 261, ontem, para 267 neste sábado (26), conforme dados divulgados há pouco pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O numero de infectados pelo novo coronavírus subiu de 12.290, na sexta-feira (25), para 12.336 hoje. São 46 casos a mais nas últimas 24 horas.  O município tem 2.104 pessoas se recuperando da doença e 9.965 curados.

Os dados mostram que o número de pacientes internados em hospitais de Itabuna voltou a aumentar nas últimas horas. Ontem, eram 29 pessoas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esse número passou para 30 hoje. A quantidade de internados em enfermaria passou de 40 para 42.  Duas pessoas seguem internados em unidade semi-intensiva.

ILHÉUS

Ilhéus registra 231 mortes em decorrência do novo coronavírus. O município não confirma novos óbitos pela Covid-19 desde quarta-feira (23). Existem 272 pessoas em isolamento e outras 464 esperando o resultado do exame.

De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau), 57 pacientes estão internados em leitos de UTI. O município não informa a quantidade de pessoas em leitos de enfermaria. Ilhéus tem 6.769 casos confirmados da Covid-19 e 6.209 pessoas curadas da doença.

COM 2.218 NOVOS CASOS, BAHIA PASSA DE 305,1 MIL INFECTADOS PELA COVID-19

Tempo de leitura: < 1 minuto

Com 2.128 novos casos e 1.977 curados nas últimas 24 horas, a Bahia atingiu total de 305.186 infectados pela covid-19 desde o início da pandemia. Destes, 291.362 já são considerados curados e 7.272 encontram-se ativos (em recuperação).

Os casos confirmados ocorreram em todos os 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (28,32%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (6.517,76), Almadina (6.350,66), Madre de Deus (5.940,36), Itabuna (5.917,75), São José da Vitória (5.108,71).

boletim epidemiológico contabiliza ainda 604.757 casos descartados e 74.451 em investigação até as 17 horas deste sábado (26). Na Bahia, 25.746 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

ÓBITOS

O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 49 óbitos que ocorreram em diversas datas. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 6.552, representando uma letalidade de 2,15%. Dentre os óbitos, 55,77% ocorreram no sexo masculino e 44,23% no sexo feminino.

VITÓRIA DERROTA O OESTE E FICA A UM PONTO DO G-4

Vitória derruba o Oeste no Barradão || Foto Pietro Carpi/ECV
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Vitória venceu hoje (26) o Oeste, de virada, por 3 a 1, no Barradão, em Salvador. Com o triunfo, válido pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o rubro-negro chegou à sexta posição e fica a um ponto do G4.

O time paulista abriu o placar logo no início dos jogo, aos três minutos, com o atacante Bobô. O Vitória respondeu nos acréscimos do primeiro tempo, aos 50 minutos, com o atacante Léo Ceará. No segundo período, o Leão dominou a partida e conseguiu os dois gols da virada, com Léo Ceará novamente, aos 21, e o zagueiro João Victor, aos 34.

Agora, o Vitória entra em campo na terça-feira (29), às 19h15, contra o CSA. O confronto será mais uma vez em casa, no Barradão. Do Metro1.

TERMINA NA PRÓXIMA SEMANA O PRAZO PARA PAGAR IPVA DE VEÍCULOS COM PLACA FINAL 9

Últimos dias para pagamento de IPVA de placas finais 9 e zero
Tempo de leitura: < 1 minuto

Encerra-se na próxima semana o prazo para os donos de veículos com placas que terminam com 9 e zero quitarem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) dentro do calendário estabelecido pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA).

O pagamento deve ser feito até o dia 30 de setembro para as placas de final 9, data que vence a cota única ou a terceira cota mensal para quem optou pelo parcelamento desde julho. Já o prazo para as placas de final 0 é o dia 1º de outubro.

Para efetuar o pagamento, o contribuinte deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, com o número do Renavam em mãos.

O pagamento também pode ser feito via aplicativos do Banco do Brasil e site do Bradesco, informando-se o número do Renavam. Todas as informações poderão ser consultadas no site da Sefaz-BA ou por meio do call center da secretaria (0800 071 0071).

Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela. Os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2020. No entanto, o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes.

GERALDO E JAIRO OBTÊM APOIO DE GESTORES PÚBLICOS, DEPUTADOS E SECRETÁRIOS ESTADUAIS

Gestores públicos, deputados e secretários anunciam apoio a Geraldo e Jairo
Tempo de leitura: 2 minutos

Dezenas de gestores públicos participaram, na manhã de hoje, de uma reunião online com Geraldo Simões e Jairo Araújo. Participaram, também, os secretários Josias Gomes e Davidson Magalhães, além do deputado Rosemberg Pinto, que são lideranças políticas na cidade. “Todos declararam apoio e se comprometeram em fazer chegar a mensagem da chapa a toda população”.

Jairo Araújo, pré-candidato a vice-prefeito, agradeceu ao apoio e lembrou que ali estavam as pessoas que fazem chegar à população as políticas públicas implementadas desde os governos Lula e Dilma, na Presidência, e, na Bahia, nos governos Jaques Wagner e Rui Costa. “Aqui nós temos equipamentos fantásticos, trazidos pelos nossos governos, que poderiam estar melhor servindo à população. Cito o exemplo do teatro, da barragem, da policlínica, do gasoduto e de uma universidade federal”.

Para Geraldo, as últimas gestões “não souberam aproveitar os equipamentos e investimentos dos governos do PT”. Ele disse que isso “se dá pela incompetência do gestor”, que não tem o olhar de cuidar das pessoas nem de promover o desenvolvimento do município. “Vamos retomar a nossa tradição de grandes administrações. Temos todos os ingredientes para fazer uma gestão que venha a cuidar bem das pessoas, bem como promover o desenvolvimento sustentável do município, e nós temos aqueles que sabem fazer um ótimo tempero na gestão pública”.

RECONSTRUÇÃO DE ITABUNA

Já o secretário e presidente estadual do PC do B, Davidson Magalhães, afirmou que é necessário construir um discurso de reconstrução da cidade. “Aproveitar a força de Rui na cidade, uma vez que o governo do Estado tem muitas ações em Itabuna, e vamos ter outras ações em breve. Esse legado deve ser mostrado, mas também precisamos conectar a campanha com aquilo que está sendo planejado para Itabuna nos próximos meses”.

Josias Gomes declarou que a proposta é antecipar ao itabunense o que será um governo de Geraldo. “O fato de estar discutindo com esses gestores os projetos para a cidade dá muita consistência à campanha, num momento em que o debate político está muito rebaixado no município”.

CHANCES REAIS

Deputado estadual e líder do Governo na Alba, Rosemberg Pinto declarou que está na campanha, já em conversas com Rui e Wagner e que seus liderados locais também farão parte do time. “Temos chances reais de vitória e vamos unificar nossa turma para esse objetivo”.

Participaram da reunião, ainda, o presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Jackson Moreira, além de dirigentes do PROS e do Patriota, os outros partidos que compõem a coligação “Itabuna na frente, com a força de sua gente”.

ELEIÇÕES: 919 POLÍTICOS NA DISPUTA EM ITABUNA E ILHÉUS; VEJA QUEM SÃO OS CANDIDATOS A PREFEITO

Itabuna e Ilhéus devem ter mais de 900 candidatos nestas eleições
Tempo de leitura: < 1 minuto

De acordo com levantamento feito pelo PIMENTA,  na manhã deste sábado (26), 919 políticos de Itabuna e Ilhéus estão aguardando o pedido de registro de candidatura pela Justiça Eleitoral.  São pessoas que informaram as mais diversas profissões. Entre os que pretendem concorrer às eleições deste ano estão médicos, professores, advogados, comerciantes, servidores públicos, trabalhadores rurais e vendedores ambulantes, dentre outros.

Do total  de pedidos encaminhados à Justiça Eleitoral,  18 são para o cargo de prefeito. Em Itabuna, os pedidos de registro são para Alfredo Melo (PV), Augusto Castro (PSD),  José Nilton Azevedo(PL),  Charliane Sousa (MDB), Isaac Nery (Avante), Antônio Mangabeira (PDT), Edmilton Carneiro (PSDB), Fernando Gomes (PTC), Geraldo Simões (PT),  Pedro Eliodório Filho (UP) e José Ademaques, o professor Max (PSOL). Gomes tenta à reeleição.

Em Ilhéus, o número de candidatos a prefeito é menor.  São Carlos Machado, o Cacá (PP), Cosme Araújo (PDT),  João Barros (PRTB), Mário Alexandre (PSD), Reinaldo Soares, o professor Reinaldo do IBEC (PTB),   Roberto Barbosa (Solidariedade),  Valderico Júnior  (DEM). Alexandre vai tentar à reeleição.

VEREADORES

Em Ilhéus,  até a manhã deste sábado, 452 pessoas tinham pedido o registro de candidatura para disputar uma vaga na Câmara de Vereadores. Em Itabuna, eram 449 solicitações para os pretendentes a uma vaga no Legislativo local.

De acordo com Tribunal Superior Eleitoral (TSE),  até a manhã de hoje, 1.218 políticos pediram registro para disputar o cargo de prefeito em 410 municípios baianos e 32.216 solicitaram o registro a candidato a vereador. A Bahia tem o total de 417 municípios. O prazo para concorrer aos cargos de prefeito e vereador nas eleições 2020 termina neste sábado.

MEGA-SENA SORTEIA R$ 50 MILHÕES NESTE SÁBADO

Mega-Sena vai sortear R$ 50 milhões neste sábado
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Mega-Sena sorteia um prêmio estimado em R$ 50 milhões neste sábado (26) para quem acertar as seis dezenas do concurso 2.303. O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, pelo portal Loterias Caixa (www.loteriasonline.caixa.gov.br ) e pelo app Loterias Caixa, disponível para usuários da plataforma iOS. Clientes com acesso ao Internet Banking podem fazer suas apostas pelo seu computador pessoal, tablet ou smartphone. O valor de uma aposta simples da Mega-Sena, com seis números, é de R$ 4,50.

EM 24 HORAS, ITABUNA REGISTRA MAIS SETE ÓBITOS PELA COVID-19

Itabuna 261 óbitos pela Covid-19|| Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

O número de mortes em decorrência do novo coronavírus voltou a crescer em Itabuna. A Covid-19 causou mais sete óbitos nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados há pouco pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O número de pessoas que não resistiram à doença saltou de 254, ontem, para 261 nesta sexta-feira (25).

Os boletins epidemiológicos da SMS mostram que em cinco dias Itabuna registrou 11 mortes de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Eram 250 óbitos na segunda-feira (20).  Neste mês, o município já registra 49 mortes de pessoas infectadas pela doença. A média diária de óbito é de 1,9.

Itabuna acumula 2.140 casos de Covid-19 neste mês de setembro. Desse total, 84 casos foram registrados nas últimas 24 horas. De ontem para hoje, o número de pessoas que foram infectadas subiu de 12.206 para 12.290.

Itabuna tem 29 pacientes internados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 40 em leitos de enfermaria e dois em unidade semi-intensiva.  Há 9.858 pessoas curadas da Covid-19 e 2.171 se recuperando, conforme boletim epidemiológico desta sexta.

DÓLAR TEM ALTA PELA TERCEIRA SEMANA SEGUIDA E ACUMULA AUMENTO DE 38% NO ANO

Dólar acumula alta de 38% no ano
Tempo de leitura: < 1 minuto

Em mais um dia de instabilidade no mercado internacional, a moeda norte-americana voltou a subir e encerrou em alta pela terceira semana seguida. O dólar comercial fechou esta sexta-feira (25) vendido a R$ 5,554, com alta de R$ 0,044 (+0,8%).

O dólar fechou a semana com alta acumulada de 3,29%. A moeda chegou a aproximar-se de R$ 5,60 durante o dia, mas desacelerou perto do fim da sessão. A divisa acumula alta de 1,33% em setembro e de 38,4% em 2020.

A força do dólar ante o real nesta semana ocorreu em sintonia com um movimento de aversão no mercado internacional. A cotação refletiu o aumento da demanda por dólares em todo o planeta depois que indicadores apontaram desaceleração econômica nos Estados Unidos e na Europa, elevando temores sobre a sustentabilidade da retomada de diversas economias avançadas.

Leia Mais

JUSTIÇA MANDA QUE PREFEITO DE ILHÉUS REMOVA PUBLICIDADE INDEVIDA DAS REDES SOCIAIS

Mário Alexandre, o Marão, é proibido de fazer publicidade irregular
Tempo de leitura: < 1 minuto

A justiça determinou que o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, remova toda publicidade institucional publicada em seu perfil pessoal do Instagram. A justiça acatou representação protocolada pelo Ministério Público Eleitoral, por meio do promotor de Justiça Pedro Nogueira Coelho.

Publicada na quinta-feira (24), a determinação se estende também ao Município de Ilhéus, que deve remover toda publicidade institucional das redes sociais. A juíza Raquel François mandou que seja removido, inclusive, do vídeo ‘Ilhéus em 1 minuto – Ep. 10’.  Eventual descumprimento gera multa diária de R$ 2 mil.

Na representação, o MPE apontou que o “Município de Ilhéus utiliza, de maneira habitual, perfil institucional no Instagram para, dentre outros, realizar publicidade institucional”, que pode ser veiculada três meses antes do pleito eleitoral, conforme a Lei das Eleições.

O promotor pontuou que a Emenda Constitucional nº 107/2020 transferiu o primeiro turno das eleições desse ano para 15 de novembro, fazendo o período de vedação da publicidade começar em 15 de agosto.  Sobre o vídeo, Pedro Nogueira afirmou que o produto foi publicado no último dia 12, dentro do período vedado, com publicidade institucional dos atos, programas, serviços e campanhas do município.

Back To Top