skip to Main Content
5 de junho de 2020 | 03:29 am

DEPOIS DE 25 DIAS, AGENTE PENITENCIÁRIO DEIXA UTI COVID DE HOSPITAL EM ITABUNA

Ronaldo Gomes deixou UTI Covid-19 após 25 dias internado || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais um paciente recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Calixto Midlej Filho, na tarde desta quinta-feira (4), e foi transferido para um leito clínico. O paciente que venceu a primeira batalha contra a doença foi o agente penitenciário Ronaldo Gomes dos Santos, de 52 anos.

Ele permaneceu 25 dias internado com o diagnóstico positivo para o novo coronavírus. Nesse período, conseguiu respirar com ajudar de aparelhos. Hoje, veio a boa notícia. Ao deixar a unidade, Ronaldo recebeu o carinho da equipe da unidade intensiva e, assim como outros pacientes, recebeu o certificado de etapa vencida. O certificado simbólico foi entregue pela coordenadora de Fisioterapia da Unidade Covid do Calixto, Aritana Ramos.

Ronaldo continuará sendo acompanhado pelos médicos, na enfermaria do hospital, pelos próximos dias. Depois, deve receber alta para concluir o tratamento em casa. Confira o vídeo de mais uma vitória da vida contra a Covid-19.

IBAMA DEVE OFERTAR 1,4 MIL EMPREGOS TEMPORÁRIOS

Ibama vai fazer contratações temporárias
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deve contratar temporariamente 1.481 profissionais para reforçar o atendimento a emergências ambientais. A autorização consta da Portaria Interministerial 13.378, publicada nesta quinta-feira (4) no Diário Oficial da União.

Ao todo, serão 1.160 vagas para brigadistas, 281 vagas para cargos de chefia de esquadrão e brigada e 40 vagas para supervisores de brigada. Os contratos terão a validade de até seis meses, podendo ser prorrogados pelo prazo necessário até que a situação de emergência ambiental esteja superada, não excedendo dois anos.

O Ibama definirá a remuneração dos profissionais a serem contratados e está autorizado a publicar edital a partir deste mês.

A autorização para as vagas segue o modelo de contratação entrou em vigor com a Medida Provisória 922, publicada no início de março para contratar temporariamente servidores aposentados para reforçar o atendimento nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Da Agência Brasil.

UFSB ABRE 366 VAGAS EM COLÉGIOS UNIVERSITÁRIOS NO SUL E EXTREMO-SUL DA BAHIA

UFSB abre inscrições para processo seletivo em colégios universitários
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Federal do Sul da Bahia  lançou mais um edital de ingresso nos Colégios Universitários no sul e extremo-sul do estado. Dessa vez, o edital é uma suplementação do Processo Seletivo anterior e oferece 366 vagas para os municípios de Coaraci, Eunápolis, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itamaraju, Porto Seguro, Posto da Mata, Santa Cruz Cabrália e Teixeira de Freitas.

As vagas são para os bacharelados interdisciplinares em Artes, Ciências e Humanidades; e cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas tecnologias,  Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias, Linguagens e Códigos e suas tecnologias, Matemática e Computação e suas tecnologias.

As inscrições serão abertas nesta sexta-feira (5) e prosseguem até o dia 15 deste mês pela internet. Acesse aqui o edital com as informações complementares.

SECRETÁRIOS CIBELE CARVALHO E BRUNO DAUSTER DEIXAM GOVERNO BAIANO

Cibele Carvalho e Bruno Dauster deixam Governo Rui Costa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os secretários Cibele Carvalho (Relações Institucionais) e Bruno Dauster (Casa Civil) deixaram o governo baiano nesta quinta (4). Cibele vai disputar a Prefeitura de Rafael Jambeiro, razão pela qual pediu exoneração. Hoje é o último prazo para desincompatibilização de secretários que desejem disputar governos municipais em 2020.

Bruno Dauster alegou motivos pessoas, de acordo com o governo. Na carta de exoneração, Dauster agradece a oportunidade e afirma sempre ter lutado pela construção de uma sociedade mais igual e democrática. Dauster finaliza a carta colocando-se à disposição do Governo da Bahia para defender projetos que gerem emprego e desenvolvimento para o estado.

O governador Rui Costa ainda não anunciou os nomes que substituirão Cibele e Dauster.

ILHÉUS REGISTRA 610 CASOS DO NOVO CORONAVÍRUS E 36 MORTES

Ilhéus registra 610 casos de Covid-19 || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ilhéus atingiu, nesta quinta-feira (4),  610 casos confirmados de novo coronavírus e 36 mortes. Hoje, são 327 pessoas com sintomas da Covid-19 monitoradas pela Vigilância Epidemiológica, informou a Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo o boletim epidemiológico, 154 pessoas com os sintomas da Covid-19 aguardam o resultado de exame. O município registra o total de 5.053 casos notificados da doença, dos quais 3.297 foram descartados. Ilhéus contabiliza 386 pessoas recuperadas e outras 31 internadas em estado grave em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

SOBE PARA 46 O NÚMERO DE MORTES PELA COVID-19 EM ITABUNA

Itabuna registra 1.083 casos de Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Itabuna (SMS) confirmou, nesta quinta-feira (4), mais três mortes causadas pelo novo coronavírus. O município do sul da Bahia já registra um total de 46 óbitos, cinco deles em domicílio, e 1.083 infectados pela Covid-19.

Itabuna tem 4.082 casos notificados do novo coronavírus, sendo que 2.775 foram descartados. Até a noite desta quinta eram 1.462 pessoas com sintomas da doença sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológico. Além disso, 173 aguardam o resultado de exame e 326 esperam a coleta de material para a realização de exame.

O número de pessoas recuperadas da doença subiu para 324. Até o início da noite eram 13 internados em estado grave em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 17 em leitos clínicos.

 

BAHIA REGISTRA 1.012 NOVOS CASOS DE CORONAVÍRUS EM 24H

Tempo de leitura: 4 minutos

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 1.012 novos casos de covid-19, alcançando total de 23.463 infectados confirmados por exame laboratorial ou critérios clínico ou epidemiológico. Há 8.430 recuperados e 790 óbitos, e 14.243 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 3.337 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Os casos confirmados ocorreram em 322 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (59,76%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Uruçuca (5.994,44), Ipiaú (5.340,83), Itabuna (4.900,97), Salvador (4.785,29) e Itajuípe (4.636,18).

OCUPAÇÃO DE LEITOS

Na Bahia, dos 1.877 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.085 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 58%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 793 leitos exclusivos para o coronavírus, 557 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 70%.

ÓBITOS

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 790 mortes pelo novo coronavírus. Confira o histórico das 28 últimas vítimas da covid-19.

Leia Mais

PARA MP-BA, NÃO HÁ CONDIÇÕES DE REABERTURA DO COMÉRCIO DE ITABUNA

MP se posiciona contra a reabertura do comércio de Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A promotoria local do Ministério Público Estadual (MP-BA) posicionou-se contrário à reabertura do comércio de Itabuna, prevista para a próxima segunda-feira (8). O posicionamento ocorreu durante reunião com os procuradores do município, nesta quinta (4), informa o Ipolítica. A reabertura foi anunciada pelo prefeito Fernando Gomes há dois dias.

O MP aponta também a ausência de análise técnica que respalde a reabertura do comércio, ausência de vagas regulares de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes Covid-19.

A reunião, além de procuradores do município e da promotoria, teve participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Desde o final de março, apenas os serviços considerados essenciais do comércio local estão funcionando, como forma de reduzir o espalhamento da covid-19 no município.

ITABUNA: SON GOMES DEIXA GOVERNO PARA DISPUTAR PREFEITURA

Son deixa governo para disputar sucessão de Fernando
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um dia após ter sido anunciado pelo tio Fernando Gomes como pré-candidato a prefeito de Itabuna, o secretário Dinailson Oliveira deixou a Secretaria de Administração. Ele disputará a sucessão municipal pelo PRB. A exoneração do cargo foi publicada no Diário Oficial do Município.

Segundo o secretário, a desincompatibilização ocorre para cumprir os prazos da justiça eleitoral, que determina a saída de cargos públicos quatro meses antes do pleito. Por meio de sua assessoria, ele reafirmou que, “no momento as atenções não estão voltadas para a sucessão municipal, mas sim para o combate a Covid-19”.

A saída de Son Gomes já era esperada, assim como a do policial militar Valci Serpa, que deixou a Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito (Sesttran).

“MELHOR SORRISO”: HOSPITAIS ADOTAM CRACHÁ ESPECIAL EM UNIDADES COVID-19

Crachá interativo quebra a “frieza” dos equipamentos de proteção usados pelos profissionais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Psicólogos da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna implantaram um projeto para humanizar ainda mais o atendimento nas unidades Covid-19, o Meu Melhor Sorriso. Como estão todos paramentados para evitar o contágio pela covid-19, os profissionais de saúde adotaram um crachá especial que quebra “a frieza” das várias camadas de roupas de proteção e equipamentos de proteção individual.

Para que o paciente saiba por quem está sendo atendido, nomes e fotos serão estampados em um crachá especial dos profissionais. As fotos expressam o meu sorriso de cada um dos profissionais que se empenham em salvar vidas.

A psicóloga da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Manoel Novaes, Talita Miranda, explica como surgiu a ideia do projeto para que o paciente saiba por quem está sendo atendido:

– Quando recebemos nosso primeiro paciente com sintomas de Covid-19, percebemos que tanto ele quanto a sua família ficaram assustados com a nossa vestimenta e pensamos na forma de nos aproximar do paciente – disse a psicóloga.

Naquele momento, os psicólogos lembraram da maneira como os profissionais nos Estados Unidos estão fazendo para estreitar essa relação nas unidades da Covid-19. “Adotamos o modelo à nossa rotina com o intuito de tornar ainda mais humanizada a prestação de nossos serviços nos hospitais da Santa Casa de Itabuna”, disse.’

Back To Top